Os deputados estaduais completaram duas semanas sem deliberar matérias. Parte disso ocorre pela tentativa da base governista em incluir na ordem do dia os projetos do fundo estadual de segurança pública e criação de cargos comissionados na Secretaria de Infraestrutura (Seinf).
Na sessão desta quinta-feira, 10, houve nova tentativa de inclusão. Porém, pedido foi negado novamente pelo presidente em exercício, Jânio Xingu (PSB). O líder do Governo na ALE, deputado Soldado Sampaio (PC do B), reforçou a orientação de obstrução e saída dos deputados da sessão.
“Nós pedimos desculpas a todos os deputados. Afirmamos que os projetos na espera terão o nosso total apoio. Mas queremos sensibilidade na terça para as matérias de interesse do Estado”, ressaltou Sampaio.
Frente à nova obstrução, Xingu reforçou a necessidade de discutir projetos de alta complexidade, como é o caso de criação de novos cargos e do fundo estadual. “Temos deputados que não estão na base do Governo e pediram o projeto para analisar com profundidade. É um direito dos parlamentares”, disse.
O presidente em exercício ressaltou que provavelmente os projetos serão incluídos na ordem do dia da semana que vem, mas não deu como certa sua aprovação. “Conhecendo o projeto em profundidade, ele poderá vir a plenário e ser aprovado. Ou não. São projetos de alta complexidade, que merecem um estudo mais aprofundado, e isso leva tempo”, completou. (P.C.)