A nova composição da Câmara e do Senado tomou posse hoje (30) no Congresso Nacional, em Brasília. Ao todo foram empossados 513 deputados e 27 senadores, dos quais oito novos deputados por Roraima e um novo senador.
Na Câmara, a renovação dos deputados foi 40%, e o número de partidos com representação na Casa passou de 22 para 28. Com isso, analistas avaliam que a articulação do governo também ficará mais complexa, uma vez que também será mais pulverizada.
Com as votações nos estados, o PT continua tendo a maior bancada na Câmara, com 70 deputados, mas perdeu assentos. Na atual legislatura, o partido tem 88 parlamentares.
O PMDB também teve a bancada reduzida, de 71 para 66 deputados. Entretanto, permanece como o segundo mais representado na Casa. O PSDB aumentou de 44 para 54 deputados o número de parlamentares na Câmara.
Os eleitos por Roraima são Shéridan de Anchieta (PSDB) ; Johnathan de Jesus (PRB); Remídio da Amatur (PR); Édio Lopes (PMDB); Dr. Hiran Gonçalves (PMN); Abel Galinha (PDT); Maria Helena (PSB); Carlos Andrade (PHS). No Senado, o novo representante é Telmário Mota(PDT)
Nas redes sociais os parlamentares postaram fotos e demonstraram desejo de trabalhar para o desenvolvimento do estado.
“Eu volto à Câmara dos Deputados com o coração aberto e com a cabeça repleta de ideias e planos, com o intuito de complementar e ampliar o trabalho que realizei em meus dois mandatos anteriores como Deputada Federal”, disse a deputada Maria Helena.
Edio Lopes postou foto durante o juramento afirmando que “Neste momento estou prestando o juramento de cumprir a Constituição Brasileira e de defender os interesses do Brasil”
Já o deputado Hiran Gonçalves afirmou que vai conduzir os anseios da população com maestria e eficiência.
Com informações da Agência Brasil