Os líderes partidários definiram nesta semana a divisão das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. As divisões deram ao PT e PSL o maior número de colegiados, ou seja, esses partidos vão presidir mais comissões que os demais.
O número de cadeiras que cada partido pode ocupar em cada uma das 25 comissões é feito com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária. Dessa forma, quanto maior a representação do partido ou bloco partidário na Casa, mais cadeiras poderá ocupar nos colegiados.
Os deputados federais da bancada de Roraima se dividiram entre diversas áreas e vão ocupar importantes comissões, apesar de nenhum parlamentar de Roraima, no entanto, presidir alguma comissão este ano.
O cargo mais importante será de Otaci Nascimento (SD), que ficou como primeiro-vice na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes comissões da Casa e onde vai tramitar a reforma da Previdência, conta com cinco dos oitos deputados da bancada. Integram a comissão os deputados Hiran Gonçalves (PP), Shéridan (PSDB), Nicoletti (PSL), Joênia Wapichana (REDE) e Édio Lopes (PR).
As Comissões Permanentes são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Casa e constituídos de deputados (as), com a finalidade de discutir e votar propostas de leis. A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada ano ou sessão legislativa.
Na ação fiscalizadora, as comissões atuam como mecanismos de controle dos programas e projetos executados ou em execução, a cargo do Poder Executivo. Com relação a determinadas proposições ou projetos, as comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de ser levado ao Plenário.
Veja quais comissões permanentes serão compostas por deputados federais roraimenses: