O Projeto de Lei que prevê a criação do Dia do Deputado Estadual foi aprovado e a data deve ser incluída no calendário do Estado e celebrada anualmente em 31 de dezembro.
A mudança na data, que anteriormente estava proposta para ser dia 16 de novembro, ocorreu após críticas ao deputado Nilton do Sindpol (Progressistas) , autor da proposta, por essa ser a data do aniversário do parlamentar.
A mudança ocorreu após proposta do deputado estadual Jorge Everton (União Brasil).
“É um projeto que acabou se mostrando polemico e por isso resolvi fazer uma emenda. Foi coincidência a data do dia do deputado cair no aniversário do deputado Nilton que quer fazer uma homenagem a todos os deputados estaduais. Por conta do principio da impessoalidade, pra que não fique configurado que ele em tese teria feito em algo em benefício próprio e para não prejudicar o projeto dele resolvi fazer essa emenda alterando a data”
Com a mudança, o “Dia do Deputado” passa a ser 31 de dezembro, datada promulgação da Constituição Estadual, que foi feita pelos deputados da 1ª legislatura, os primeiros deputados de Roraima. Os advogados , o TJ, o MP , Defensoria, todos tem data e não vejo razoa para não ter o dia do deputado, e por isso fiz essa emenda”
A mudança e o projeto foram aprovados por unanimidade pelos deputados estaduais.
Nilton do Sindpol justifica, na proposta, que o Legislativo é o “mais democrático e representativo dos três Poderes” e sugere que sejam feitas campanhas de voto consciente e divulgação do trabalho dos deputados estaduais de Roraima.
Nas eleições deste ano, Nilton Sindpol tentou a reeleição, mas com 2.378 votos, terminou como segundo suplente de seu partido.