RORAIMA

Deputados prorrogam secretarias extraordinárias do Governo pela 2ª vez

Proposta aprovada com emenda que amplia fiscalização das pastas segue para sanção do governador Antonio Denarium

Reunião da comissão mista da Assembleia Legislativa de Roraima nesta terça-feira
Reunião da comissão mista da Assembleia Legislativa de Roraima nesta terça-feira (Foto: Alfredo Maia/SupCom ALE-RR)

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (29), o pedido do governador Antonio Denarium (Progressistas) para prorrogar, por mais 12 meses, o funcionamento de duas secretarias estaduais extraordinárias: a de Atração de Investimentos (Seeai) e a de Desenvolvimento Humano e Social (SEEDHS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O texto segue para sanção de Denarium. O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), dividiu a proposta para que os parlamentares decidissem se eram favoráveis à continuidade de cada pasta.

A Seeai, do secretário Aluízio Nascimento, recebeu 18 votos favoráveis. Essa pasta visa, por exemplo, promover: o bom relacionamento de políticas internas e externas do Governo para auxiliar no desenvolvimento estatal; e viabilizar assuntos de interesse do Estado.

Por sua vez, a SEEDHS, de Soraima Rodrigues, teve 17 votos, com apenas o voto contrário de Sampaio. Um dos objetivos da pasta é fomentar a articulação institucional entre o Poder Público e a sociedade civil.

Fiscalização das secretarias

Os deputados também aprovaram uma emenda da deputada governista Angela Águida Portella (Progressistas) para obrigar os secretários a prestar contas de sua atuação a cada semestre, ou quando solicitados pela ALE-RR. Assim, eles deverão apresentar relatório de atividades das realizadas, os resultados alcançados e o uso dos recursos públicos disponíveis.

Pastas criadas em 2023

Denarium criou as pastas em 2023. Em 2024, elas tiveram a primeira prorrogação. Ele defende, no Projeto de Lei (PL), que a medida é necessária “para assegurar o prosseguimento dos projetos desenvolvidos pelas referidas unidades”.

As pastas perderam validade no dia 14 de fevereiro. Apesar disso, a aprovação terá efeito retroativo para o dia anterior. As secretarias são as únicas extraordinárias no secretariado do Governo Denarium.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.