Começa hoje a 19ª Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela União dos Legisladores e Legislativos (Unale), em Vitória (ES). A expectativa é de que representantes de todas as unidades da Federação participem. Roraima estará entre eles em três dias de atividades.
Os deputados participarão de palestras, debates e elegerão a nova Mesa Diretora da Unale para a legislatura 2015-2016. O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Coronel Chagas (PRTB), comparou o evento a uma especialização, pois os assuntos a serem discutidos são de interesse de todos. A edição deste ano tem como tema “Mudanças Globais e os Novos Rumos”. Além disso, assuntos como Reforma Tributária e Política, Infraestrutura e Logística do País e Pacto Federativo serão discutidos.
“Pacto Federativo é o que o País arrecada de tributos e como o Governo Federal distribuiu para os estados e municípios. Hoje, os estados e municípios são responsáveis por mais de 75% dos serviços públicos, como saúde, educação básica, segurança”, explicou Chagas. Porém, mesmo diante da dimensão das demandas locais, a União repassa 25% aos estados e fica com o “grosso” da verba. “E quando se discute os pactos federativos, vai se discutir esses pontos de novo”, comentou.
Sobre a Reforma Tributária, Chagas destacou que atualmente o brasileiro trabalha o ano inteiro e paga quatro meses completos em imposto. Ressaltou a importância da participação dos parlamentares para que haja mudanças benéficas aos cidadãos.