Os deputados estaduais Jorge Everton (União Brasil) e Marcinho Belota (PRTB) apresentaram indicações na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que tornam obrigatória a instalação de detectores de metais em escolas públicas e privadas do estado como medida preventiva à violência escolar.
Os projetos foram propostos após recentes ataques em escolas no país e ameaças de massacre em escolas do estado. As indicações foram protocoladas nesta semana na Casa Legislativa.
“Sabe-se, através de reportagem da mídia nacional, que, em quase todas as ocorrências dessa natureza, os criminosos adentraram à escola pela porta da frente, portando armas brancas e armas de fogo, fator que contribui em 100 % para o resultado morte ou lesões de natureza grave ou gravíssima”, justifica Belota, em indicação protocolada na última segunda-feira (10). O parlamentar também sugere a instalação de cercas elétricas nas unidades de ensino.
“Diante de toda a brutalidade que vem ocorrendo em todo o Brasil, buscamos alternativas seguras para evitar a presença de estudantes armados dentro do ambiente escolar. Na dificuldade que seria de manter policiais permanentes em todas as instituições de ensino, esta seria uma solução segura”, justifica Everton.
A indicação é o instrumento legislativo aprovado pelo Plenário ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão tome as providências que lhe sejam próprias. O parlamentar pode provocar a Secretaria de Obras e a de Saúde que providenciem a reforma de uma unidade hospitalar, por exemplo.