Política

Detran descentralizará atendimento e passará a oferecer serviços no interior

Desde o ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) tem realizado visitas no interior do Estado para verificar quais os principais problemas enfrentados pelos proprietários de veículos e assim poder criar soluções para os pontos mais críticos. Uma das mudanças, conforme explicou o diretor financeiro do Detran-RR, Eduardo Castilho, será a criação de polos estratégicos no Interior do Estado. A previsão é que as alterações ocorram durante todo o ano de 2017 e os trabalhos iniciem já em 2018.

“A intenção é que os polos sejam criados nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, Bonfim e Pacaraima. O de Rorainópolis, por exemplo, será o polo da região Sul e atenderá as localidades próximas, como São Luiz, Caroebe, São João da Baliza”, informou durante entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 29.

Segundo o diretor, cada Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), setor responsável pela atuação do Detran nos municípios, ficará responsável por novos serviços. “Em Rorainópolis, o Ciretran vai fazer as provas práticas de toda a região Sul. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ser emitida lá. As pessoas não precisam mais vir a Boa Vista para renovarem ou tirarem a sua CNH”, esclareceu Castilho. O diretor aproveitou para reforçar que o trabalho exercido pelos Ciretrans nos municípios não será finalizado, apenas prestarão serviços mais complexos.

Castilho também acrescentou que o presidente do Detran, Chicão da Silveira, já está em contato com os deputados e com a bancada federal do Estado para conseguir angariar recursos para a ação. “Quando é benefício para a população, temos que deixar a política de lado”, afirmou. O diretor também comentou que, com a implementação de novos serviços de acordo com a legislação e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como a vistoria digital, emplacamento e lacração dos veículos, novos serviços poderão ser ofertados nas localidades.

O diretor pontuou que um dos objetivos da nova administração do Detran é o foco no atendimento ao público. “O Detran em 2017 será outro com relação ao atendimento do público. O nosso foco principal é o usuário não ter muitos problemas no seu atendimento. O objetivo é conseguir diminuir o tempo de atendimento e da resolução dos problemas naquele Departamento”, frisou.

OUTRAS MEDIDAS – Durante as visitas aos municípios, o Detran também verificou a situação em relação a sinalização vertical e horizontal, a trafegabilidade dos automóveis e motocicletas e a implantação de Superintendências de Trânsito.

“Para nossa surpresa, o saldo foi bastante negativo. Os municípios não têm a condição de poder asfaltar as ruas, de implementar uma Superintendência de Trânsito, com agentes responsáveis por fiscalizar e dar multa aos motoristas, então, isso caberá ao Detran”, informou Castilho. “Com base nos relatórios, o presidente do Detran já começou a conversar com as Prefeituras para firmar uma parceria”, disse.

O trabalho de parceria já iniciou na Prefeitura de Mucajaí, com a prefeita Eronildes Gonçalves, conhecida como Nega (PR). “Nós tivemos uma receptividade muito grande e a prefeita já solicitou junto aos seus técnicos a possibilidade de realização de concurso público para entrada de agentes de trânsito e a quantidade necessária de servidores para atuar na Superintendência. Tecnicamente, esse município já começou os estudos e creio que, no mais tardar, em um ano e meio, com o Smtran instalado no município, nós possamos colocar em prática os convênios que nós vamos assinar”, finalizou. (P.C)