Política

Dez partidos políticos têm menos de 500 filiados no Estado de Roraima

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, 35 partidos políticos estão registrados na Justiça Eleitoral de Roraima

 Atualmente, 35 partidos políticos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Destes, 32 têm eleitores filiados em Roraima e dez têm menos de 500 filiados no Estado, tendo a Rede Sustentabilidade apenas um filiado. Os dados são do TSE referentes ao mês de dezembro de 2015.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem 24 filiados e o da Causa Operária (PCO) 54. No Partido Pátria Livre (PPL) são 145 filiados e, no Partido Ecológico Nacional (PEN), são 192.

Já o Solidariedade (SD), tem 232 filiados e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), 242. São filiados ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Roraima 264 pessoas. Ao Partido Trabalhista Cristão (PTC) são 348 eleitores e ao Partido Social Democrático 488 pessoas.

A sigla com maior número de eleitores filiados em Roraima é o Partido Republicano Progressista (PRP), presidido pelo ex-deputado federal Chico das Verduras, com 6.566 filiações. O partido do ex-governador Anchieta Júnior, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tem 5.432 pessoas filiadas em todo o Estado.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), do senador Telmário Mota, tem a adesão de 4.824 pessoas. Já o Partido Progressista (PP), da governadora Suely Campos e de seu marido Neudo Campos, tem 4.276 filiados.

Já o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), presidido pelo ex-senador e atual secretário da Representação do Governo de Roraima em Brasília, Mozarildo Cavalcanti, tem 3.421 filiados, enquanto o Democratas (DEM) tem 3.335. São filiados ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do senador Romero Jucá e da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, 3.210 pessoas.

Estes grandes partidos, juntos, correspondem a 31.064 dos 51.919 eleitores filiados em partidos políticos em todo o Estado.

SEM FILIADOS – De acordo com dados disponíveis no site do TSE referentes a dezembro de 2015, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e os recém-criados Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Partido Novo (Novo) não têm nenhum filiado no Estado. Porém, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), o PCB e o PMB aparecem na lista de siglas registradas no Tribunal com representação estadual, inclusive com nome de presidente: Paulo Thadeu Franco das Neves e Sandra Santos Gomez, respectivamente.

PRESIDÊNCIA – O mandato de quatro presidentes de partidos em Roraima acabou e os novos presidentes não foram eleitos, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de 21 de janeiro deste ano. É o caso de Carlos Olímpio Melo da Silva, do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B); de Lúcio Augusto Villela da Costa, do Partido Pátria Livre (PPL); de José Luís Oca, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); e de Dionísio Alves da Silva, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). (V.V)