Política

Dia da Consciência Negra será feriado municipal em Boa Vista

A medida foi aprovada na Câmara Municipal de Boa Vista na manhã desta quarta-feira, 27

A partir deste ano, o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, será feriado municipal em Boa Vista. A medida foi aprovada como projeto de lei na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Boa Vista, por unanimidade da casa. Agora o projeto aguardará a sanção da prefeita de Boa Vista.

O vereador Sandro Baré (PDT), autor do projeto, contou que a iniciativa foi criada para a população boa-vistense relembrar o sofrimento passado pelo povo negro.

“Em dez capitais brasileiras, em quase 100% dos municípios da Bahia e em quase 300 municípios do Brasil a data já é um feriado, faltava Boa Vista. Como articulista de movimentos culturais, eu me sensibilizo com a luta desse povo. O projeto visa que o município e entidades promovam eventos neste dia para reconhecer o sofrimento enfrentado pelos afrodescendentes”, disse.

Em contrapartida, nesta terça-feira, 26, durante votação na sessão da Assembleia Legislativa de Roraima, foram mantidos os vetos ao projeto que cria o dia estadual da Consciência Negra.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data é um decreto federal que homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.