A presidente da Câmara Municipal Dila Santos (PDT), Hermógenes do Padre Cícero (Podemos) e Waldery D’ávila (Progressistas) são os candidatos na eleição para a Prefeitura de Pacaraima em 2024 (confira mais abaixo cada composição).
O prazo para os partidos políticos realizarem as convenções, os eventos que oficializam pré-candidatos como candidatos, terminou na segunda-feira (5). Os partidos têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. A campanha começa oficialmente em 16 de agosto.
O primeiro turno está marcado para 6 de outubro. Pacaraima tem 9.583 eleitores e, mesmo se uma candidatura passar dos 50% dos votos, não terá segundo turno. Pela lei, há nova disputa em municípios com mais de 200 mil eleitores – em Roraima, apenas a capital Boa Vista cumpre esse requisito.
Dila Santos
Dila Santos lidera chapa feminina com a candidata a vice-prefeita Leidimar Santos (União Brasil). Elas encabeçam a coligação para cargo majoritário Pacaraima, Rumo Novo Junto com o Povo (PDT e União Brasil). O grupo soma 16 postulantes a vereador.
A aliança tem o apoio do ex-senador Romero Jucá, dos deputados federais Albuquerque (Republicanos), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Helena Lima (MDB) e Pastor Diniz (União Brasil), e do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos).
Hermógenes do Padre Cícero
Hermógenes do Padre Cícero tem como candidato a vice-prefeito Israel Lima (PRD) e ambos formam a coligação Com a Força do Povo Para Fazer o Novo (Podemos e PRD). O grupo tem dez nomes para vereador e conta com apoio dos deputados estaduais Coronel Chagas (PRTB) e Renato Silva (Podemos), e do deputado federal Duda Ramos (MDB).
Waldery D’ávila
Waldery D’ávila encabeça chapa com o candidato a vice-prefeito Vagner da Patrol (Republicanos) pela coligação Compromisso e Respeito com Pacaraima (Progressistas, Republicanos e PSD). O grupo tem 25 candidatos a vereador.
A aliança conta com o apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas), do vice-governador Edilson Damião (Republicanos), dos senadores Dr. Hiran (Progressistas) e Mecias de Jesus (Republicanos), do deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD), de deputados estaduais como Catarina Guerra (União Brasil), Chico Mozart (Progressistas) e Marcos Jorge (Republicanos), e do atual prefeito Juliano Torquato (Republicanos).