Política

Diplomação acontece hoje com dois deputados presos

A sessão solene com os candidatos eleitos nas eleições será realizada a partir das 17 horas, no CAF da UFRR

Os deputados estaduais eleitos Renan Filho (PRB) Yonne Pedroso (Solidariedade), serão diplomados mesmo com prisões preventivas decretadas pela Policia Federal (PF). Os dois são suspeitos de envolvimento em casos de desvios de recursos públicos.

Contra Renan Filho, a PF apontou envolvimento dele em irregularidades relacionadas ao fornecimento de alimentação para as unidades do sistema prisional do Estado. Já Yonne Pedroso foi presa na Operação Zaragata, que investiga a atuação de organização criminosa em fraudes em contratos de prestação de serviços do transporte escolar.

Segundo o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, Jadilson Castro, a diplomação ocorrerá normalmente. Em relação aos dois eleitos que estão presos preventivamente, Castro ressaltou que não consta decisão judicial que impeça a diplomação deles. “Quem não for receber o diploma pode mandar um procurador ou pegar depois. A diplomação é apenas um ato, por meio do qual, a Justiça Eleitoral declara que o candidato eleito está apto para a posse, que, por sua vez, é o ato público pelo qual ele assume oficialmente o mandato”.

Sobre a diplomação, a sessão solene dos candidatos eleitos nas Eleições Gerais de 2018 deve ocorre normalmente nesta sexta-feira, 14, a partir das 17 horas, no CAF (Centro Amazônico de Fronteira), localizado no campus da Universidade Federal de Roraima.

Leia mais: 

PF prende agentes políticos por esquema de corrupção em RR

https://www.folhabv.com.br/noticia/Deputada-eleita-e-um-dos-alvos-da-operacao-/47567

Matéria atualizada às 11h.