Política

Eleição da nova presidência do TCE será realizada amanhã

Como não há reeleição, o critério do rodízio prevê que será a vez da conselheira Cilene Lago Salomão assumir a presidência do TCE

A eleição para a escolha da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR), para o biênio 2017/2018, irá ocorrer na sessão ordinária do Pleno desta quarta-feira, 14. Será logo após o julgamento de processos. De acordo com a Lei Orgânica do TCE, o processo eleitoral será por meio de rodízio. Ou seja, não há reeleição dos membros da diretoria. Logo depois também serão eleitos o vice-presidente, ouvidor, corregedor e presidente da Escola de Contas.

Segundo o presidente do TCE, Henrique Machado, pelo critério do rodízio, será a vez da conselheira Cilene Lago Salomão assumir a presidência. Todos os sete conselheiros têm poder de voto. Apesar do sistema de rodízio, todos podem se candidatar a uma das cinco vagas. Não há formação de chapa. Na hora da votação, cada um se apresenta como candidato. O voto é secreto e é exigida a presença de no mínimo quatro conselheiros titulares. Como não há reeleição, a mudança na composição do Tribunal de Contas é geral.

A lei prevê que a eleição seja feita até a última sessão do pleno, que nesse ano será no dia 14. Depois o TCE entra em recesso. Depois de eleitos, os novos presidente, vice-presidente, corregedor, ouvidor e presidente da Escola de Contas tomarão posse em sessão especial realizada nos dez primeiros dias de janeiro do próximo ano.

COMPOSIÇÃO ATUAL – O atual presidente do TCE é o conselheiro Henrique Machado. A conselheira Cilene Salomão é vice-presidente, Essen Pinheiro Filho é corregedor, Joaquim Pinto Souto Maior Neto é ouvidor e Célio Wanderley é o presidente da Escola de Contas. Os conselheiros Manoel Dantas e Marcus Hollanda completam o pleno da Corte de Contas.