Eleições Municipais: Perfil dos candidatos se mostra mais diversificado em termos de etnia, gênero e estado civil

A participação feminina nas eleições ainda está abaixo da masculina, mas os números mostram aument

Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Foto: Nilzete Franco FolhaBV)
Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Foto: Nilzete Franco FolhaBV)

As eleições municipais de 2024 revelam um perfil diversificado entre os candidatos, tanto em termos de etnia, gênero, estado civil, como de ocupação profissional. Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresenta uma visão detalhada sobre quem são esses candidatos que disputam cargos públicos municipais em todo o Brasil.


Etnia
Entre os candidatos, 52% se declararam negros, um grupo composto por pardos (41%) e pretos (11%). Outros 45% dos candidatos se identificaram como brancos. A presença de quilombolas e indígenas também é registrada, representando 1% e 0,5% das candidaturas, respectivamente. Esse panorama demonstra um aumento da representatividade de grupos historicamente marginalizados no cenário político.


Gênero
A participação feminina nas eleições ainda está abaixo da masculina, mas os números mostram aumento. Homens representam 66% das candidaturas, enquanto mulheres ocupam 34% do total. Embora ainda haja disparidade, a presença feminina tem aumentado gradativamente ao longo dos últimos anos, impulsionada por iniciativas que buscam maior inclusão das mulheres na política.


Estado Civil
A maioria dos candidatos, 51%, informou ser casada, enquanto 37% se declararam solteiros. O restante dos candidatos inclui viúvos, divorciados e separados judicialmente, compondo um mosaico diverso em termos de vida pessoal.


Ocupação Profissional

O levantamento revela que grande parte dos candidatos possui profissões variadas. Empresários lideram com 7,6%, seguidos de servidores públicos (6,9%) e agricultores (6,7%). Outras profissões somam um significativo 21,7%, demonstrando a pluralidade de origens profissionais dos candidatos.


Grau de Instrução
No que diz respeito ao grau de instrução, a maioria dos candidatos (38%) possui ensino médio completo. Outros 28% declararam ter ensino superior completo, enquanto 10,9% possuem ensino fundamental completo e 10% têm o fundamental incompleto. Esses dados mostram que, embora a maioria dos candidatos tenha completado o ensino médio, há uma parcela considerável com nível superior.


Identidade de Gênero e Orientação Sexual
No quesito identidade de gênero, 80% dos candidatos se identificaram como cisgênero, ou seja, aqueles que se reconhecem com o gênero atribuído ao nascimento. Apenas 31% dos candidatos informaram sua orientação sexual, sendo que 98% se declararam heterossexuais. Candidatos que se identificam como gays, lésbicas ou bissexuais formam uma minoria, representando menos de 1,5% do total.

Leia a Folha Impressa de hoje