INTERNACIONAL

Eleições na Argentina encerram com 74% de comparecimento da população

Os primeiros resultados parciais devem ser divulgados por volta das 22h.

Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires - Foto: Internet
Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires - Foto: Internet

A Argentina encerrou o primeiro turno de suas eleições presidenciais neste domingo (22), onde também se escolheram parte dos representantes para as Câmaras de Deputados e Senadores. Conforme informado pela Câmara Eleitoral da Argentina, aproximadamente 74% dos eleitores haviam registrado seus votos.

Os primeiros resultados parciais devem sair por volta das 22h. As urnas ficam abertas até às 18h, e os resultados da apuração começam a ser divulgados às 21h.

A corrida para ocupar a Casa Rosada conta com cinco candidatos: Sergio Massa (Unión por la Patria), Javier Milei (La Libertad Avanza), Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e Myriam Bregman (Frente de Izquierda).

A imprensa acompanhou os três líderes nas pesquisas de intenção de voto, Bullrich, Milei e Massa, em seus locais de votação. Milei, em particular, causou agitação ao votar na Universidad Tecnológica Nacional, em Buenos Aires, onde foi recebido por uma multidão. Em sua declaração após votar, ele expressou seu “desejo de colocar a Argentina de pé”.

Alberto Fernández, o atual presidente, votou na Universidad Católica, localizada no bairro de Puerto Madero. Por sua vez, Bullrich fez seu voto em uma escola na capital, Buenos Aires.

Informações circulando entre os jornalistas sugeriram a presença de pesquisas de boca de urna falsas, prática proibida no país. Como maneira alternativa de avaliar os resultados preliminares, os partidos estão utilizando uma técnica de monitoramento das cédulas restantes nas zonas eleitorais, já que possuem o conhecimento do número exato distribuído inicialmente.