Política

Em Boa Vista, 16 dos 21 vereadores devem concorrer à reeleição este ano

Número ainda pode aumentar até o meio do ano, dependendo das coligações e das convenções partidárias

Embora ainda não seja oficial, aos menos 16 dos 21 vereadores por Boa Vista deverão concorrer a reeleição em outubro deste ano. No entanto, em decorrência das alianças que serão firmadas até as convenções, o número poderá ser menor ou maior. Apesar de ainda faltar quase dois meses para as convenções, que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto, aos poucos o cenário político municipal começa a desenhar-se com as recentes trocas de partidos.

Oficialmente, apenas a vereadora Aline Rezende, do PRTB, decidiu que não concorrerá a um novo mandado, para sair como candidata à Prefeitura de Boa Vista. Mas, nos bastidores da Câmara Municipal de Boa Vista, comenta-se que somente Edvaldo Santa Tereza (PRB), Nira Mota (PV) e Paulo do Rancho (PSD) estariam em dúvida sobre a reeleição, alguns, por falta de apoio político, e outros, por falta de recursos financeiros. Já o vereador Marcelo Batista (PMN) afirmou que ainda não definiu, apesar dos colegas vereadores confirmarem sua candidatura. “Estou avaliando ainda, pois sou o presidente da municipal, mas tenho alguns projetos”.

Os vereadores Gabriel Mota (PV), Júlio Cezar Medeiros (PTN), Leo Rodrigues (PRP), Mayara Ferreira (PMDB), Renato Queiroz (PSB), Sandro Fofoquinha (PPS), Thiago Fogaça (PTC) e Manoel Neves (PRB), em entrevista à Folha, confirmaram que vão concorrer à reeleição este ano. O presidente da Casa, Ediberto Veras, já afirmou em entrevista anterior à imprensa que vai concorrer à reeleição, faltando apenas definir o grupo por onde sairá candidato.

Gabriel Mota (PV) explicou que o partido tem se reunido semanalmente com várias outras siglas a fim de montar uma coligação viável. “Com apenas 45 dias de campanha, o tempo ficou curto, mas é uma nova forma e nova estratégia. Estamos muito confiantes na nossa reeleição”.

Thiago Fogaça (PTC) disse que já está trabalhando em sua candidatura de forma independente e, por enquanto, não tem vínculo com nenhum grupo partidário. “Temos caminhado devagarzinho”. Mayara Ferreira (PMDB) confirmou que é candidata à reeleição pelo PMDB e conta com apoio do partido na luta a favor dos deficientes. “Temos vários projetos voltados para as pessoas com deficiência e muito ainda a fazer, portanto, intensificaremos nossa luta” disse Mayara.

Sandro Fofoquinha (PPS) confirmou sua candidatura explicando que, por enquanto, não sabe ainda como será a coligação. “A coligação é 50% da campanha. Se coligar bem, se coligar com partido forte é mais complicado”. Júlio Cézar Medeiros (PTN) explicou que seu grupo político tem pretensão de eleger 25 vereadores em todo o Estado, três dos quais em Boa Vista. “Nosso grupo está preparado, fiquei com a presidência municipal do partido. Temos pré-candidatos bons e vamos eleger um grande número de vereadores”.

Leo Rodrigues, que agora está no PRP, que é candidato nas eleições 2016, disse que ainda é muito cedo para falar em coligações. “Mas sairemos para reeleição”, declarou. Renato Queiroz (PSB) também confirmou sua candidatura e disse que é preciso levar mais a sério as escolhas. “As pessoas precisam fazer parte do processo de forma mais ativa, afinal, um vereador deveria ser produto de um pensamento coletivo e coeso para que possa de fato exercer uma representatividade. Portando, minha bandeira sempre foi e será a do voto consciente”.