Há 41 anos, o jornal Folha de Boa Vista iniciou uma jornada de informar e formar a opinião pública roraimense. Para analisar a trajetória do veículo de comunicação, a reportagem entrou em contato com os três senadores de Roraima, Chico Rodrigues (PSB), Hiran Gonçalves (Progressistas) e Mecias de Jesus (Republicanos), que destacaram o papel fundamental do jornal na construção de um país mais justo e democrático.
Chico Rodrigues destaca impacto das notícias e combate às fake news
Na avaliação do senador Chico Rodrigues (PSB), a Folha de Boa Vista é de fato um jornal necessário, como reflete o slogan do jornal. O parlamentar lembra que acompanha as notícias desde sua fundação, presenciando seu desenvolvimento do jornal impresso para online, sempre com notícias que contam a história do Estado e marcaram a sociedade roraimense para sempre.
“Muitas informações impactantes são lembradas até hoje pelas folhas impressas do jornal, e agora acessadas pelo meio digital. A Folha se modernizou, mas não perdeu sua essência. Lembro aqui do dia 11 de dezembro de 2007, a data do falecimento do saudoso mestre Ottomar de Souza Pinto. Lembro também da matéria de cobertura da folha e das homenagens que ele recebeu. A história da Folha de Boa Vista se confunde com a história de Roraima”, declarou Rodrigues.
O senador reforça ainda que a imprensa tem um papel muito importante no cotidiano das pessoas por conta da apresentação das informações verdadeiras. Um dos pontos é o combate às fake news (ou notícias enganosas), que são veiculadas em páginas informativas sem atender os princípios da ética no jornalismo, sem promover táticas de confirmação dos dados ou dar direito de resposta a todos os lados envolvidos.
“As redes sociais podem muitas vezes confundir com informações desencontradas e sem apuração. Por isso a Folha de Boa Vista vem como referência em confiança na informação. Conheço muita gente que diz: se saiu na Folha, é verdade. Isso é compromisso com a notícia e com a população. Parabéns a todos os profissionais desse jornal tão necessário e parabéns aos Roraimenses por terem a Folha como referência”, completou.
Hiran Gonçalves reforça credibilidade da Folha e promoção da cultura e informação
O senador Hiran Gonçalves (Progressistas) destacou que a história do jornal Folha de Boa Vista se combina com sua própria história pessoal. Natural de Tefé, no Amazonas, o parlamentar também chegou em Roraima há 41 anos.
“Essa longevidade do Grupo Folha coincide com a minha chegada em Boa Vista. Eu que também estou completando 41 anos de atividade profissional, médica e como administrador e também como político. Nós nascemos em Roraima profissionalmente na mesma época, que é muito me honra”, pontuou.
A análise do senador é que o sucesso e permanência do jornal Folha de Boa Vista é um reflexo da boa administração, por parte da família Cruz. Outro destaque, na sua opinião, é a linha editoral do veículo de comunicação, que busca por credibilidade.
“A Folha é longeva assim, por conta principalmente da capacidade administrativa do seu Getúlio Cruz, da Nazaré Cruz e de toda a família que se envolveu no desenvolvimento da estrutura desse jornal. Também por conta da sua credibilidade, da sua linha editorial muito respeitada pela comunidade roraimense. De fato, respeitada pelo país todo, pois a Folha tem uma produção que tem repercussão nacional”, refletiu.
Hiran acredita que a importância do jornal Folha de Boa Vista para Roraima é o seu papel fundamental no âmbito da promoção da cultura, do lazer, da informação e da política. Enquanto parlamentar, o senador afirma ainda que a Folha atua enquanto um canal que aproxima a comunidade e dá a oportunidade para que os políticos eleitos pelo Estado possam prestar contas de suas atividades.
“Desejo que a Folha tenha uma vida longa, porque ela é fundamental para o nosso desenvolvimento. Quero parabenizar a todos, a todos do corpo editorial, a todos os funcionários que fizeram parte dessa história de construir este jornal tão importante para o nosso Estado e para o país”, pontuou.
Mecias de Jesus reforça importância da isenção e papel social de informar
O senador Mecias de Jesus (Republicanos) reforçou a importância do grupo Folha de Comunicação para os diversos segmentos que atuam em Roraima. “A Folha BV é um dos mais longevos meios de comunicação em atividade contínua em nosso Estado, isso significa que nas últimas quatro décadas todos os atos e atores da política, economia, indústria, comércio, serviços, cultura, dentre outros segmentos sociais tiveram como palco de discussão e repercussão de suas ações as páginas do jornal. Isso já denota a importância que o jornal sempre exerceu e exerce”, afirmou Mecias.
Na avaliação do parlamentar, dentre todos os segmentos sociais, a política é um dos mais próximos dos meios de comunicação. Para Mecias, a aliança entre os meios de comunicação e o cenário político é importante para cumprir o papel de atendimento às demandas da sociedade com transparência.
“A relação é diária e de dependência mútua, pois a imprensa precisa da política e dos políticos como estes precisam da imprensa. Neste aspecto, a FolhaBV tem exercido um papel de suma importância e vem cumprindo o seu papel social de levar para toda a sociedade os fatos traduzidos da melhor forma possível para que o interesse público esteja sempre em primeiro lugar”, reforçou.
Na sua conduta enquanto senador, o parlamentar frisou ainda que tem sido bem representando nas reportagens veiculadas pelo jornal, atendendo os princípios de um meio de comunicação ético. “Eu sou um exemplo dessa boa relação e minha trajetória política tem sido retratada com fidelidade pelo jornal, em todos os momentos e com a isenção que se espera de um meio de comunicação comprometido com a realidade e a verdade dos fatos”, destacou.