Em reabertura da Câmara, prefeito promete conversa com Lula para destravar recursos para Uiramutã

Presidente da Casa, por sua vez, garantiu independência para fiscalizar Prefeitura e que diferenças partidárias não irão interferir no trabalho do Legislativo

O prefeito Tuxaua Benísio discursa durante a abertura do ano legislativo na Câmara de Uiramutã (Foto: Divulgação)
O prefeito Tuxaua Benísio discursa durante a abertura do ano legislativo na Câmara de Uiramutã (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Uiramutã abriu oficialmente, na noite dessa terça-feira (11), os trabalhos da 8ª legislatura, após o recesso parlamentar. Os nove vereadores participaram da cerimônia, que também contou com o prefeito Tuxaua Benísio (Rede) e secretários municipais.

Público prestigia a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Uiramutã (Foto: Divulgação)

Em discurso, o presidente da Câmara, vereador Max Ferreira “Lobão” (Republicanos), reforçou o compromisso com a população e avisou que vai continuar fiscalizando os trabalhos do Executivo municipal porque esse, segundo ele, é o papel dos vereadores. “Não haverá questão partidária. Todos aqui vão trabalhar para o povo do Uiramutã”.

Único petista eleito em Roraima nas eleições passadas, o vereador e vice-presidente da Casa, Esdras do Coração Macuxi (PT), disse em seu discurso que vai trabalhar em parceria com a Prefeitura, aprovando projetos para melhorar a vida do povo.

O vereador Gedeão André (Rede) também adiantou que vai trabalhar em parceria com o Executivo municipal. “Vamos aprovar projetos da prefeitura que beneficiem nossa população. Nesta nova legislatura vamos também escutar as comunidades indígenas”, ressaltou Gedeão.

Sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Uiramutã (Foto: Divulgação)

Após a abertura da 1ª sessão solene de 2025, Tuxaua Benísio foi convidado ao plenário. Em discurso, o prefeito disse que aprendeu muito nos primeiros quatro anos de gestão e que agora está preparado para mais quatro anos.

Benísio alegou que segue com um bom diálogo com todos e pediu a colaboração dos vereadores no trabalho da gestão municipal. “Tenho buscado várias parcerias. Quero aqui agradecer aos vereadores que buscam recursos com deputados para o nosso município. Isso é muito importante para o nosso trabalho”, observou.

O prefeito confirmou que já dispõe, para este ano, R$ 17 milhões em emendas parlamentares para começar os trabalhos. Ele também informou que já encaminhou vários projetos para os parlamentares de Roraima, visando captar recursos para desenvolver o Município.

“Este ano voltaremos a Brasília para conversar com o presidente Lula sobre a liberação de recursos federais, pois Uiramutã não tem arrecadação suficiente para tocar grandes obras, por isso a necessidade de correr atrás desses recursos, seja na Assembleia Legislativa, no Governo do Estado ou em Brasília”, justificou.

Tuxaua Benísio informou, também, que neste ano está prevista a construção de três pistas de pouso nas comunidades indígena Willimon, Caraparu e Pedra Branca. Ele ainda falou que as obras da rede de eletrificação até a comunidade Caracanã já estão em fase de conclusão.