![O prefeito Tuxaua Benísio discursa durante a abertura do ano legislativo na Câmara de Uiramutã (Foto: Divulgação) O prefeito Tuxaua Benísio discursa durante a abertura do ano legislativo na Câmara de Uiramutã (Foto: Divulgação)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/YZIAJRCV-O-prefeito-Tuxaua-Benisio-discursa-durante-a-abertura-do-ano-legislativo-na-Camara-de-Uiramuta-1024x576.webp)
A Câmara Municipal de Uiramutã abriu oficialmente, na noite dessa terça-feira (11), os trabalhos da 8ª legislatura, após o recesso parlamentar. Os nove vereadores participaram da cerimônia, que também contou com o prefeito Tuxaua Benísio (Rede) e secretários municipais.
Em discurso, o presidente da Câmara, vereador Max Ferreira “Lobão” (Republicanos), reforçou o compromisso com a população e avisou que vai continuar fiscalizando os trabalhos do Executivo municipal porque esse, segundo ele, é o papel dos vereadores. “Não haverá questão partidária. Todos aqui vão trabalhar para o povo do Uiramutã”.
Único petista eleito em Roraima nas eleições passadas, o vereador e vice-presidente da Casa, Esdras do Coração Macuxi (PT), disse em seu discurso que vai trabalhar em parceria com a Prefeitura, aprovando projetos para melhorar a vida do povo.
O vereador Gedeão André (Rede) também adiantou que vai trabalhar em parceria com o Executivo municipal. “Vamos aprovar projetos da prefeitura que beneficiem nossa população. Nesta nova legislatura vamos também escutar as comunidades indígenas”, ressaltou Gedeão.
Após a abertura da 1ª sessão solene de 2025, Tuxaua Benísio foi convidado ao plenário. Em discurso, o prefeito disse que aprendeu muito nos primeiros quatro anos de gestão e que agora está preparado para mais quatro anos.
Benísio alegou que segue com um bom diálogo com todos e pediu a colaboração dos vereadores no trabalho da gestão municipal. “Tenho buscado várias parcerias. Quero aqui agradecer aos vereadores que buscam recursos com deputados para o nosso município. Isso é muito importante para o nosso trabalho”, observou.
O prefeito confirmou que já dispõe, para este ano, R$ 17 milhões em emendas parlamentares para começar os trabalhos. Ele também informou que já encaminhou vários projetos para os parlamentares de Roraima, visando captar recursos para desenvolver o Município.
“Este ano voltaremos a Brasília para conversar com o presidente Lula sobre a liberação de recursos federais, pois Uiramutã não tem arrecadação suficiente para tocar grandes obras, por isso a necessidade de correr atrás desses recursos, seja na Assembleia Legislativa, no Governo do Estado ou em Brasília”, justificou.
Tuxaua Benísio informou, também, que neste ano está prevista a construção de três pistas de pouso nas comunidades indígena Willimon, Caraparu e Pedra Branca. Ele ainda falou que as obras da rede de eletrificação até a comunidade Caracanã já estão em fase de conclusão.