Política

Em reunião com ministro, deputados cobram apoio para Roraima

Reunidos com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sábado, 23, em Pacaraima, os deputados Ione Pedroso (SD), Jeferson Alves (PTB), Renan Filho, Tayla Peres (PRTB), Dhiego Coelho (PTC) e Catarina Guerra (SD) cobraram do chanceler apoio do governo federal nas áreas de saúde, educação e segurança pública, que sofrem com o impacto da migração em Roraima, decorrente da crise política e econômica na Venezuela. Além disso, pediram garantias quanto ao fornecimento de energia elétrica e a segurança de brasileiros que se encontram em território venezuelano. Ele esteve na fronteira para acompanhar o início da entrega de remédios e alimentos ao país vizinho.

A reunião, que ocorreu no prédio da Receita Federal, contou ainda com o embaixador interino dos Estados Unidos, William Popp, e Maria Thereza Belandria, representante diplomática do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.

Conforme explicou a presidente da comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa, deputada Ione Pedroso, a comitiva elencou na reunião realizada a portas fechadas pontos que afetam o Estado, como o aumento da imigração e o impacto em áreas essenciais, pela falta de estrutura física e financeira de escolas e hospitais públicos.

Ela citou ainda o aumento na criminalidade e a insegurança energética. Segundo a parlamentar, os brasileiros que sofrem com a falta de serviços básicos em Roraima também devem receber ajuda, principalmente de medicamentos para os hospitais de Boa Vista e Pacaraima.

“O Hospital Geral de Roraima está com as cirurgias eletivas suspensas e é justamente para onde os feridos nesse conflito na fronteira estão sendo enviados”, ponderou.

“É legítima a ajuda ao povo venezuelano, só que nós precisamos nos preocupar também com os roraimenses. Fizemos o pedido de medicamentos e ele [ministro] me disse que os caminhões chegarão agora e nos próximos dias estarão resolvendo essa situação”, frisou o deputado Jeferson Alves.

O vice-presidente da Comissão de Relações Fronteiriças da Assembleia Legislativa, deputado Dhiego Coelho, destacou o aumento nos atendimentos a doentes e parturientes em Boa Vista, bem como o crescimento na criminalidade envolvendo estrangeiros.

“Estamos aqui para falar pelos brasileiros. Hoje, somos os primeiros a sofrer com essa causa. Cobramos isso do ministro, que se comprometeu a conversar com os ministros da Saúde, da Educação e da Defesa para que a gente possa também receber uma ajuda humanitária para o Estado de Roraima”, salientou. 

O próximo passo, segundo Ione Pedroso, será reunir a comissão e outros parlamentares para reforçar o pedido junto ao governo federal e buscar medidas para que as demandas sejam efetivadas.  “O ministro se prontificou a levar nossas demandas para Brasília e trazer uma resposta para Roraima. Nós, enquanto deputados, fiscalizaremos isso, pois o povo merece respeito e atenção”, disse.

Ainda no sábado, a comitiva de deputados se reuniu no Palácio Senador Hélio Campos com o governador Antonio Denarium (PSL) para tratar sobre a crise na fronteira, as demandas de Roraima e a preocupação com os brasileiros que se encontram em território venezuelano.

AUXÍLIO DA UNIÃO – O deputado federal Otaci Nascimento (SD) acompanhou a comitiva de deputados estaduais na fronteira do Brasil com a Venezuela, e informou que se reunirá com a bancada federal, em Brasília, para apresentar as situações encontradas em Pacaraima.

A intenção, segundo ele, é que os deputados federais se unam para cobrar do governo federal agilidade no atendimento das demandas de Roraima, para atenuar os impactos da crise migratória.

“Vamos interceder junto ao Executivo e levar a eles o que foi visto aqui para cobrarmos o atendimento a estas demandas.”