Política

Empresas de Ônibus terão que informar itinerários e horários das rotas

"As informações serão relevantes para usuários do transporte coletivo", destacou a vereadora Nira Mota

Projeto de autoria da vereadora Nira Mota aprovado na sessão desta quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Boa Vista, obriga as empresas de ônibus a promoverem a divulgação, em local de fácil visualização, das informações sobre o número e linha de ônibus, itinerário, além do horário de partida do ponto final.

Para garantir maior alcance das informações, a vereadora propõe a utilização do espaço destinado à publicidade nos abrigos de embarque e desembarque onde deverão ser disponibilizada informações relevantes para o usuário do transporte coletivo.

“Esse projeto já é uma realidade em outras capitais e vai garantir ao cidadão maior facilidade de acesso aos ônibus, estimulando cada vez mais a utilizar o transporte coletivo, em detrimento do transporte motorizado particular. Não cria custo nem gastos para o Executivo Municipal, pois o dever de promover a divulgação será das empresas de ônibus”, explicou Nira.

CULTURA

Ainda durante a sessão desta quarta-feira (06), foi aprovado o PL de autoria da vereadora Nira Mota que institui a Semana de Expressão Cultural nas escolas municipais de Boa Vista.

Pelo texto do projeto, a primeira semana do mês de agosto deverá ser destinado à realização de atividades que valorizem e difundam o conjunto de manifestações culturais visando maior integração entre os alunos, valorizando a linguagem, crenças hábitos, obras de arte, literatura, música, dentre outras formas de expressão cultural.

O período foi escolhido, segundo Nira Mota, por se tratar de um momento em que a comunidade escolar em todo o País está em clima de homenagens, em celebração ao Dia do Estudante comemorado no dia 11 de agosto. 

‘É uma ocasião favorável à reflexão sobre a educação e o que pretendemos é fomentar no ambiente escolar atividades culturais, esportivas e de lazer, promovendo maior integração e diálogo entre todos”, enfatizou.

A Semana de Expressão Cultural deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas públicas municipais e também da rede particular de ensino da Capital.

Com informações da CMBV