Política

Entidade convoca pré-candidatos para incluir libras em propaganda

Evento aborda o tema “Os direitos dos surdos na sociedade” e o público alvo são pré-candidatos e assessores de vereadores

Com o tema “Os direitos dos surdos na sociedade”, a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC) promove no próximo dia 5 de setembro um encontro e convoca pré-candidatos e assessores de vereadores. O objetivo é mobilizar pessoas políticas para atenção à inclusão social e acessibilidade de pessoas surdas na comunidade.

A programação terá como destaque a atenção para setores de saúde e educação, que precisam de profissionais como tradutores e intérpretes e intérprete-guia de língua de sinais para atender à demanda no município.

 O evento ocorrerá no auditório da LRCC, que fica localizado na Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 949 no bairro Canarinho. As inscrições acontecem de 26 de agosto a 03 de setembro pelo link aqui.

Para ter acesso a palestra, além de realizar a inscrição pelo link, será pedido três quilos de alimentos não perecíveis como: leite em pó, café ou feijão que serão enviados para Associação dos Surdos de Roraima.

A palestrante, Beatriz Teófilo da Silva, fala sobre a experiência de mediar a palestra e da importância para a sociedade de Boa Vista:

“Em Boa Vista, temos carência de profissionais tradutores e intérpretes e guia-intérprete de língua de sinais em setores públicos, isso implica na inclusão real de surdos na comunidade, como por exemplo, surdas grávidas que não têm acesso ao pré-natal, funções essenciais da justiça (ministério público, defensoria, delegacia) e educação em sua língua materna, que é um direito de todos. Os futuros parlamentares, ao tomarem conhecimento das necessidades e demandas desse púbico, poderão atuar em políticas púbicas nos próximos anos para atender esse setor, que se encontra há muito tempo defasado e esquecido. Queremos lembrar àqueles que são os responsáveis pela nossa cidade que a comunidade surda existe, que a libras é a língua própria dessa comunidade e que um município se desenvolve com a autonomia de todos”, finaliza Beatriz.

Beatriz Teofilo é Pesquisadora/Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais (Letras /Libras Bacharelado – Universidade Federal de Roraima), instrutora de Língua Portuguesa e Libras, membro do grupo de pesquisa e estudo Tradiin/UFRR, secretária da Pastoral do Surdo, articuladora social do Programa Mi Sordo/UFRR, colaboradora no projeto de extensão Rede de Colaboradores/UFRR.