A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) divulgou nota de repúdio contra as ameaças de morte recebidas e relatadas pelos deputados estaduais do PTB, Jeferson Alves (RR) e Rodrigo Valadares (SE).
A nota, assinada pelo presidente da Unale, deputado estadual Lídio Lopes (Patriotas-MS), diz: “no seu escopo de atuação, entre outras ações desenvolve iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da legislação e ao debate relativo ao combate e eliminação de violência de qualquer natureza e ameaças à vida das pessoas”. O texto prossegue a entidade “defende as prerrogativas dos Deputados Estaduais e Distritais, na livre manifestação de suas ideias e opiniões, principalmente no exercício do mandato”.
O documento segue dizendo que “repudia toda e qualquer tentativa de cerceamento da sua liberdade de expressão principalmente no exercício do mandato”. Condena com veemência as ameaças à integridade física recebidas e relatadas pelos Deputados Estaduais Jeferson Alves e Rodrigo Valadares, bem como qualquer perseguição perpetrada contra parlamentares, a violência política ou qualquer outro tipo de intimidação”.
As ameaças sofridas por Jeferson Alves e Rodrigo Valadares, por parte um advogado ligado ao ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, que cumpre prisão domiciliar, resultaram em pedido de medidas protetivas para os parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF). O defensor é acusado de exigir que os parlamentares deixem os cargos de secretário-geral e de Finanças na Diretoria da sigla partidária.