Helder Girão Barreto confirmou neste domingo (20) à FolhaBV a pré-candidatura ao Senado por Roraima. O ex-juiz federal de 58 anos disse que ainda está conversando sobre qual partido poderá concorrer nas eleições deste ano, mas adiantou que irá defender bandeiras como a Fé, a Honra e a Família.
Apesar da possibilidade de concorrer ao cargo, Barreto disse à reportagem que “neste instante, nenhuma outra pré-candidatura está descartada”, em referência a outros cargos como o Governo de Roraima.
A decisão da pré-candidatura ao Senado foi tomada pelo movimento do qual é integrante, o Brasil Verde Amarelo, em um evento realizado na última sexta-feira (18), em uma chácara da zona rural de Boa Vista.
Barreto reforçou à reportagem o que disse em entrevista ao Agenda da Semana do último dia 6: o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu alinhamento com o chefe do Poder Executivo em pautas como o combate à corrupção.
Aposentado no último dia 2 após quase 30 anos de magistratura, sendo 23 como juiz federal, Helder Girão Barreto é conhecido por conduzir processos na Justiça Federal de Roraima, como o Escândalo dos Gafanhotos – o esquema de desvio de dinheiro público por meio de uma folha de pagamentos paralela à folha de servidores do Estado -, e a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.