Política

Ex-secretária de Educação em RR é nomeada para cargo no MEC

Leila Perussolo fará parte da Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação (CNE); setir é responsável por avaliar e formular diretrizes para a área em todo o país

A ex-secretária Estadual de Educação em Roraima, Leila Perussolo, foi nomeada para fazer parte da Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação (CNE). O setor do Ministério da Educação é responsável por avaliar e formular diretrizes para a área em todo o país. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira, 8. O mandato no CNE é de quatro anos.

A nomeação de Leila teve o respaldo de instituições como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Nos próximos anos, o CNE irá participar das discussões de algumas das principais políticas educacionais do país, como o Novo Plano Nacional de Educação, a revisão da BNCC de 2026, as orientações e fiscalização para a aplicação da BNCC e do Novo Ensino Médio, e a criação de diretrizes para a recomposição da defasagem de aprendizado agravada pela Covid-19. Além da discussão do Novo Enem, previsto para ser implementado a partir de 2024.

Leila Perussolo esteve à frente da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) entre dezembro de 2018 e maio deste ano. Ela é formada em direito, história e pedagogia e mestre em Ciências da Educação Superior, e possui experiência na área de Educação.