O diretório estadual do Partido Liberal (PL), a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, oficializou a nova direção nesta quinta-feira (3). Deilson Bolsonaro, amigo do ex-ocupante do Palácio do Planalto, e o deputado estadual Lucas Souza são os novos presidente e primeiro-vice.
O mandato vale até 10 de fevereiro de 2024. Antes, o deputado estadual Armando Neto liderava a sigla.
Também ocupam a nova direção:
- Maria José França Silva Nunes (segundo-vice-presidente);
- José Maria Queiroz (secretário-geral);
- Jane Lopes da Costa (secretário);
- Raimundo Nonato Gonçalves Silva (tesoureiro);
- Alexandre de Magalhães Marques (vogal);
- Itamar de Araújo (vogal);
- Querginaldo Tomaz de Araujo Filho (vogal).
O novo presidente
Valdeilson da Silva, de 46 anos, nasceu em Marabá (PA), é formado em Gestão Pública e foi secretário estadual extraordinário de Relações Federativas do Governo Denarium de 2021 e 2022. Nesse período, ele buscou auxiliar o governador em articulações junto ao Governo Bolsonaro.
Deilson Bolsonaro disputou as últimas três eleições – na última, quando tentou o cargo de deputado federal, recebeu 3.264 votos, mas não foi eleito. Pela proximidade com o ex-presidente, usa com a autorização dele o sobrenome Bolsonaro em seu pseudônimo.
O novo vice
Nascido em Boa Vista, Lucas de Souza Gonçalves, de 26 anos, está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ex-integrante do Pros, pelo qual foi eleito deputado estadual com 4.591 votos em 2022, ele é sobrinho do governador Antonio Denarium e filho da secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares.
Com apenas 21 anos, já era um dos gerentes mais novos de um banco privado. Já foi assessor parlamentar no Congresso Nacional como assessor parlamentar, presidiu um diretório jovem partidário e atuou como assessor especial da presidência da ALE-RR.