NOVA GERÊNCIA

Ex-vereador assume a Superintendência do Patrimônio da União em Roraima

Professor da UFRR, cedido pela instituição, diz estar "honrado" com convite. Profissional já disputou três eleições em Roraima

O ex-vereador de Boa Vista, o professor Linoberg Almeida, em entrevista ao Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Arquivo FolhaBV)
O ex-vereador de Boa Vista, o professor Linoberg Almeida, em entrevista ao Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Arquivo FolhaBV)

O ex-vereador de Boa Vista, Linoberg Almeida, de 46 anos, foi empossado como superintendente do Patrimônio da União em Roraima. Em julho, o professor foi oficialmente cedido ao órgão pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

À Folha, Linoberg disse estar “honrado” com o convite para exercer o cargo e que “é um prazer” compor a “competente equipe de servidores” da SPU. Além disso, ele agradeceu à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

“Espero colaborar no cuidado com patrimônio do governo federal e do povo brasileiro, aqui em Roraima, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo desempenhado com excelência pela superintendente Mery Jane Fernandes e sua equipe da SPU-RR”, disse.

Quem é o novo superintendente

Linoberg Barbosa de Almeida nasceu em 30 de outubro de 1976 em Brasília. Desde 2005, é professor adjunto no curso de Ciências Sociais da UFRR, tendo atuado como coordenador e diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), além de coordenador do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania, realizado por UFRR, Renaesp (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública) e Ministério da Justiça.

É graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2016, disputou sua primeira eleição pelo partido Rede e conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Boa Vista com 1.649 votos. O mandato foi marcado por embates com a Prefeitura de Boa Vista, sobretudo, quanto à discussão da Zona Azul na capital – o processo judicial acabou em 2022.

Em 2020, Linoberg foi candidato a prefeito de Boa Vista pela mesma sigla partidária e recebeu 15.775 votos (por 960, ficou fora do segundo turno). Em 2022, disputou o cargo de deputado federal pelo PSD, mas terminou como segundo suplente ao receber 5.635 votos.