AUDIÊNCIA PÚBLICA

Exploração de petróleo em Roraima será discutida na Câmara

Representantes do governo federal, da Petrobras e políticos de Roraima envolvidos na temática foram convidados para a reunião em Brasília

Reunião da Comissão de Minas e Energia da Câmara (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Reunião da Comissão de Minas e Energia da Câmara (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai realizar na próxima terça-feira (18), às 10h (de Brasília), na capital federal, uma audiência pública para tratar sobre a futura exploração de petróleo na bacia sedimentar do Tacutu, em Roraima.

O evento foi solicitado pelo deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR), que relembrou que os ministérios de Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) devem divulgar uma manifestação conjunta para autorizar o leilão das áreas para a exploração de petróleo no Estado até o primeiro semestre de 2025. “Nossa esperança é que Roraima possa produzir petróleo”, enfatizou Mota.

O deputado federal Gabriel Mota foi quem solicitou a audiência pública para tratar sobre a exploração de petróleo em Roraima (Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)

Para o encontro, o colegiado convidou representantes dos dois ministérios, da Petrobras, da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP), além do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), dos prefeitos Arthur Henrique (MDB), de Boa Vista, Joner Chagas (Republicanos), de Bonfim, e Wenston Raposo (Progressistas), de Normandia, e 12 deputados estaduais.

No requerimento que originou a audiência, Gabriel Mota destacou que “o potencial transformador dessa região é imenso, e ver a população de Roraima desfrutando de um padrão de vida elevado é um objetivo nobre e alcançável”.