Por falta de pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ou pagamento em atraso, o Governo de Roraima está com o recurso do Fundo de Participação (FPE) bloqueado desde esta quinta-feira. O montante que deixou de ser utilizado chega a R$ 25 milhões. A informação é da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que aponta que Roraima está com as contas bloqueadas no segundo decêndio de outubro.
Por conta do bloqueio, o Estado ficou sem acesso ao recurso que foi creditado e precisa encaminhar-se à Delegacia ou Agência da Receita Federal da sua região para regularização e desbloqueio. Quem está nesta situação é possível identificar o crédito pelo extrato, mas o recurso fica bloqueado para saques, transferências e outros.
De acordo com o delegado da Receita em Boa Vista, Omar Rubim, o bloqueio aconteceu por falta do recolhimento do PIS/Pasep por parte do governo. Segundo ele, esse valor é calculado de um percentual em cima da receita líquida do Estado. “O governo já foi informado para tomar as decisões cabíveis”, disse.
Até hoje, o Governo do Estado ainda não efetuou o pagamento dos servidores comissionados que recebem acima de R$ 2.150,00.
SEFAZ – A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) informou, por meio de nota, que o Pasep/Estado é o recolhimento de 1% da receita corrente do Estado, ou seja, de tudo o que o Estado recebe, 1% é destinado ao pagamento do Pasep. A data de vencimento desse tributo é todo dia 25 do mês subsequente ao recolhimento.
“Ocorre que, por causa dos frequentes bloqueios judiciais nas contas do Estado, inclusive nas contas de arrecadação, o pagamento do Pasep ficou impossibilitado”, frisou. Segundo a Sefaz, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para o desbloqueio e regularização da conta.
“O bloqueio de conta não afeta a data de pagamento dos demais servidores públicos divulgada anteriormente, previsto para ser feito até o dia 30 deste mês”, informou.