Menos de um mês após o lançamento da campanha “200 mil+1”, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TER-RR), mais de 50% da meta já foi atingida. No final do fevereiro faltavam 2.144 eleitores. Até a tarde de ontem, faltavam 1.119. Para o TRE, a meta será atingida antes do final do prazo, dia 05 de maio.
Em busca de novos alistamentos, o foco da campanha é alistar jovens que já terão completado 16 anos no 1º tuno das eleições. “É importante que eles exerçam o direito de voto já nesta eleição e, assim, contribuir com a democracia”, disse o juiz responsável pela 1ª Zona Eleitoral e Boa Vista, Aluízio Ferreira Vieira.
As representações partidárias estaduais também têm apoiado a instituição. “Eles compreenderam que o TRE está acima de qualquer discussão partidária. A finalidade é apenas que haja uma representatividade democrática maior na cidade de Boa Vista, o que é bom, pois, caso haja segundo turno, esse gestor será eleito pela maior vontade da população”, frisou. Para o Vieira, a meta pode ser alcançada antes do final do prazo. “Levando em consideração o número de alistamento nas últimas eleições, sabemos que cerca de sete a dez mil jovens podem ir às urnas este ano”.
Este ano o TRE também intensificou a fiscalização nas transferências de títulos da Capital para o interior e vice-versa. O objetivo é evitar fraudes eleitorais. “A ideia é que as pessoas votem no seu real domicílio eleitoral para evitar fraudes eleitorais. Para isso, todas as zonas eleitorais estão atentas, verificando o domicílio da pessoa e garantir a legitimidade”.
Além disso, existe um trabalho sendo realizado para dar baixa nos títulos de eleitores que já foram mortos. Ele considerou que a baixa não é motivo alarmante para meta da campanha. “É importante frisar que alcançar a meta não significa dizer que teremos segundo turno. O que nós teremos são as condições necessárias para que, caso um candidato não obtenha 50% dos votos válidos mais 1, o município esteja apto a realizar uma nova eleição”, lembrou.
Os eleitores que residem a partir do bairro Buritis em direção à Zona Oeste, devem se registrar na 5ª Zona Eleitoral, localizada na Avenida Nazaré Filgueiras, 2077, Silvio Botelho, próximo ao 4º Distrito Policial, também acessível nos telefones 3623-9357 e 3623-2627.
Já aqueles que moram no bairro Pricumã em direção ao Centro, devem procurar a 1ª Zona Eleitoral, na Av. Santos Dumont, nº 760, bairro São Pedro, zona Leste. Para tirar dúvidas o eleitor deve ligar no 3224-2161 ou 3224-2183. (JL)