Política

Faltam 1.119 eleitores para que Capital possa ter segundo turno nestas eleições

Tribunal Regional Eleitoral acredita que possa alcançar mais de 200 mil eleitores em Boa Vista antes de 05 de maio

Menos de um mês após o lançamento da campanha “200 mil+1”, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TER-RR), mais de 50% da meta já foi atingida. No final do fevereiro faltavam 2.144 eleitores. Até a tarde de ontem, faltavam 1.119. Para o TRE, a meta será atingida antes do final do prazo, dia 05 de maio.

Em busca de novos alistamentos, o foco da campanha é alistar jovens que já terão completado 16 anos no 1º tuno das eleições. “É importante que eles exerçam o direito de voto já nesta eleição e, assim, contribuir com a democracia”, disse o juiz responsável pela 1ª Zona Eleitoral e Boa Vista, Aluízio Ferreira Vieira.

As representações partidárias estaduais também têm apoiado a instituição. “Eles compreenderam que o TRE está acima de qualquer discussão partidária. A finalidade é apenas que haja uma representatividade democrática maior na cidade de Boa Vista, o que é bom, pois, caso haja segundo turno, esse gestor será eleito pela maior vontade da população”, frisou. Para o Vieira, a meta pode ser alcançada antes do final do prazo. “Levando em consideração o número de alistamento nas últimas eleições, sabemos que cerca de sete a dez mil jovens podem ir às urnas este ano”.

Este ano o TRE também intensificou a fiscalização nas transferências de títulos da Capital para o interior e vice-versa. O objetivo é evitar fraudes eleitorais. “A ideia é que as pessoas votem no seu real domicílio eleitoral para evitar fraudes eleitorais. Para isso, todas as zonas eleitorais estão atentas, verificando o domicílio da pessoa e garantir a legitimidade”.

Além disso, existe um trabalho sendo realizado para dar baixa nos títulos de eleitores que já foram mortos. Ele considerou que a baixa não é motivo alarmante para meta da campanha. “É importante frisar que alcançar a meta não significa dizer que teremos segundo turno. O que nós teremos são as condições necessárias para que, caso um candidato não obtenha 50% dos votos válidos mais 1, o município esteja apto a realizar uma nova eleição”, lembrou.

Os eleitores que residem a partir do bairro Buritis em direção à Zona Oeste, devem se registrar na 5ª Zona Eleitoral, localizada na Avenida Nazaré Filgueiras, 2077, Silvio Botelho, próximo ao 4º Distrito Policial, também acessível nos telefones 3623-9357 e 3623-2627.

Já aqueles que moram no bairro Pricumã em direção ao Centro, devem procurar a 1ª Zona Eleitoral, na Av. Santos Dumont, nº 760, bairro São Pedro, zona Leste. Para tirar dúvidas o eleitor deve ligar no 3224-2161 ou 3224-2183. (JL)