Política

Faltam 2,1 mil eleitores para que Boa Vista possa ter segundo turno

Quem ainda não se alistou tem até o dia 4 de maio para ir a um Cartório Eleitoral, prazo final para o cadastro eleitoral

Falta muito pouco para que Boa Vista tenha a possibilidade de ter segundo turno nas eleições municipais. Para ser mais preciso, faltam 2.144 eleitores se alistarem na Justiça Eleitoral. De acordo com dados disponibilizados no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), 197.857 eleitores estão aptos a votar nas eleições deste ano.

Para que o município possa ter segundo turno, são necessários 200.001 eleitores. Quem ainda não se alistou tem até o dia 4 de maio para ir a um Cartório Eleitoral, prazo final para o cadastro eleitoral. Com a aproximação do fim do prazo de alistamento, o TRE pede que quem precisa regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral procure um dos cartórios eleitorais.

O dia 4 de maio também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

ZONAS ELEITORAIS – Em Boa Vista, quem precisar regularizar a situação eleitoral pode procurar os seguintes cartórios eleitorais: 1ª Zona, na Av. Santos Dumont, 760, São Pedro, e 5ª Zona, na Av. Nazaré Figueiras, 2077, Pintolândia.

Quem mora no interior pode ir à 2ª Zona, na Praça do Centro Cívico, s/n.º, em Caracaraí; 3ª Zona, que atende os eleitores de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Normandia, na Rua Antônio Dourado de Santana, s/nº, Centro, em Alto Alegre; 4ª Zona, que abrange eleitores de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, na Av. Ataliba Gomes de Laia, s/nº, em São Luiz; 6ª Zona, que atende eleitores de Mucajaí e Iracema, na Av. Padre Ricardo Silvestre, 269, Centro de Mucajaí; 7ª Zona, que engloba Pacaraima, Amajari e Uiramutã, na BR-174, s/nº, Centro de Pacaraima; e 8ª Zona, na Av. Francisco Reginatto, s/nº, Parque Amazônia, em Rorainópolis. (V.V)