Política

Faltam 3.700 eleitores para que Boa Vista possa ter segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) tem se empenhado no registro de novos eleitores. A meta é alcançar a soma de 200 mil eleitores da Capital e poder realizar dois turnos nas eleições municipais para o cargo de Prefeito. Para incentivar a população que ainda não possui o título de eleitor a tirar o documento, a Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) divulgou um calendário de atendimentos que deve rodar todos os bairros de Boa Vista e o interior do Estado até o final de abril.

Para falar mais sobre o assunto, a chefe de cartório da 5ª Zona eleitoral do TRE-RR, Antônia Carvalho, participou, ao vivo, do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, na manhã deste domingo, 31, e afirmou para o apresentador do programa, Getúlio Cruz, que faltam apenas 3.700 eleitores para alcançar a meta.

Durante a entrevista, Antônia explicou que os dados levantados pelo Tribunal apontam, “quase que certamente”, que neste ano haverá, pela primeira vez nas eleições municipais, um segundo turno. “Nós estamos fazendo um esforço enorme para isso. Em breve, lançaremos até uma campanha para incentivar jovens entre 16 e 18 anos a tirarem o título, pois, ao que aponta um estudo do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], existem na Capital e na Zona Rural cerca de nove mil jovens aptos a votar”, revelou.

Diante destes dados, Antônia Carvalho se mostrou animada e convidou a população a ficar atenta ao calendário de atendimentos da JEI. “A Justiça Eleitoral Itinerante é uma ajuda para aqueles que não têm como se deslocar até as sedes das zonas eleitorais para fazer qualquer tipo de procedimento eleitoral”, anunciou.

Os atendimentos da JEI já iniciaram. A partir das 9h de hoje, segunda-feira, 31, o ônibus estará em frente à Escola Estadual Jesus de Nazareno, localizada na rua Manoel Sabino dos Santos, bairro Caranã. Amanhã e quarta-feira, a JEI estará em frente à Escola Estadual Caranã, na rua Deco Fonteles, com atendimentos até as 15h. Para encerrar a semana, o ônibus segue para a Escola Municipal Professora Glemiria Gonzaga Andrade, na avenida do Sol, no Cidade Satélite.

Os moradores poderão tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via. Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópia. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

De acordo com a chefe da 5ª Zona da Capital, é importante que a população procure, o quanto antes, o atendimento. “Nós estamos com esse trabalho de levar para a comunidade a oportunidade de se regularizar, porque sabemos que o voto é obrigatório e que quem não tiver regularizado pode ser penalizado. Além disso, quanto mais próximo da data limite para alistamento, mais os cartórios ficam lotados. Esta é uma maneira eficiente de não ficar esperando em longas filas, pois a nossa média de atendimento está em 10 minutos por pessoa”, afirmou Antônia Carvalho.

O calendário completo com as datas dos próximos atendimentos a serem realizados no interior do Estado e na Capital deve ser divulgado até o final de fevereiro. “Temos uma meta para a Capital sim, mas queremos registrar também o máximo de pessoas em todo o Estado. Por isso, estamos com dois ônibus que irão rodar todos os interiores para facilitar o acesso de todo e qualquer eleitor a Justiça Eleitoral”, concluiu.

ESTRUTURA – Com o objetivo de proporcionar segurança e comodidade ao eleitor, os atendimentos da JEI são realizados por uma equipe do TRE-RR em um ônibus climatizado, composto por um elevador semiautomático (entrada de acesso para cadeirante), banheiro simples (com vaso e lavabo), copa com balcão, frigobar, armário, mesas para atendimento, gerador de energia com 12,5 KVA e autonomia de seis horas, 16 tomadas alimentadas pelo sistema ininterrupto de energia, entre outros acessórios. (J.L)