Política

Faltam 4,5 mil eleitores para que Boa Vista tenha 2º turno

Para chegar aos 200.001 eleitores é necessário que 4.537 novos alistamentos eleitorais ocorram até 4 de maio

Falta pouco para que Boa Vista deixe de ser a única capital do País a não ter a possibilidade de segundo turno nas eleições municipais. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), 195.464 eleitores estão aptos a votar nas eleições no dia 02 de outubro de 2016 e no dia 30 do mesmo mês caso haja segundo turno.

Para que a possibilidade de segundo turno exista, são necessários 200.001 eleitores, ou seja, faltam 4.537 novos alistamentos, que devem ser feitos até 4 de maio, prazo final para fechamento do cadastro eleitoral. Em todo o Estado, estão registrados 306.877 eleitores, sendo 208.093 cadastrados biometricamente nos municípios de Boa Vista, Iracema e Mucajaí.

Com a aproximação do fim do prazo de alistamento, o TRE pede que quem precisa regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral procure um dos cartórios eleitorais. “O funcionamento dos cartórios voltou ao normal com o fim do recesso, onde podem ser feitos serviços de transferência, alistamento e 2ª via de título. Seria interessante que o eleitor que tem alguma situação para ser resolvida, que procure logo o cartório, com antecedência, porque nos últimos dias o sistema fica lento, formando filas”, comentou o diretor-geral substituto do TRE-RR, Adriano Nogueira.

Quanto ao incentivo ao alistamento eleitoral, Nogueira afirmou que a Justiça Eleitoral trabalha desde o ano passado com vários projetos, como Jovem Eleitor, Voto Ético, Meu Primeiro Voto e a Justiça Eleitoral Itinerante (JEI). “Trabalhamos até novembro passado com a Justiça Itinerante, passando por bairros da Capital e por municípios do interior. Vamos retomar esse projeto este ano, até o fechamento do cadastro em maio”, disse.

Porém o calendário da JEI ainda não foi fechado. “Ele é aprovado pelo Pleno do TRE. E dependemos do montante de recursos que o Tribunal Superior Eleitoral vai liberar, para saber se poderemos fazer biometria em mais algum município. E a partir daí, montar o calendário”, frisou.

Quem precisar regularizar a situação eleitoral pode procurar os seguintes cartórios eleitorais: 1ª Zona, na av. Santos Dumont, 760, São Pedro, e 5ª Zona, na av. Nazaré Figueiras, 2077, Pintolândia, ambas em Boa Vista; 2ª Zona, na Praça do Centro Cívico, s/nº, em Caracaraí; 3ª Zona, que atende os eleitores de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Normandia, na rua Antônio Dourado de Santana, s/nº, Centro, em Alto Alegre; 4ª Zona, que abrange eleitores de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, na av. Ataliba Gomes de Laia, s/nº, em São Luiz; 6ª Zona, que atende eleitores de Mucajaí e Iracema, na av. Padre Ricardo Silvestre, 269, Centro de Mucajaí; 7ª Zona, que engloba Pacaraima, Amajari e Uiramutã, na BR-174, s/nº, Centro de Pacaraima; e 8ª Zona, na av. Francisco Reginatto, s/nº, Parque Amazônia, em Rorainópolis. (V.V)