Eleições 2024

Federação PSOL/Rede prepara candidaturas próprias em quatro municípios de Roraima

Lideranças negociam candidaturas a prefeito em Boa Vista, Bonfim, Rorainópolis e Uiramutã. Além desses municípios, aliança partidária terá candidatos a vereador e mais quatro cidades

Entrevista foi concedida no programa Agenda da Semana (Foto: Reprodução/Facebook/Rádio Folha FM)
Entrevista foi concedida no programa Agenda da Semana (Foto: Reprodução/Facebook/Rádio Folha FM)

O presidente da federação PSOL/Rede em Roraima, o contador Ray Kléber, afirmou que a federação prepara candidaturas próprias a prefeito de Boa Vista e em mais três cidades do interior de Roraima: Bonfim, Uiramutã e Rorainópolis. As declarações foram dadas durante o programa Agenda da Semana desse domingo (14) da Rádio Folha FM.

O advogado Gustavo Hugo Sousa de Andrade, de 32 anos, já teve a pré-candidatura confirmada para disputar a Prefeitura de Boa Vista em 2024. Além dele, a aliança partidária prepara as candidaturas de Hugo Gonçalves, em Rorainópolis, do vice-prefeito Mário Nicácio, em Bonfim, de Marcelo Macuxi ou, Gabriel Peixoto, em Pacaraima, e de tuxaua Benísio, que concorrerá a reeleição em Uiramutã. A vice-prefeita de Normandia, Veralice (Rede), também concorrerá a reeleição.

Na capital a aliança partidária presidida vai concorrer ao pleito na capital de Roraima após a Rede quase ir para o segundo turno em 2020. Na ocasião, o ex-vereador Linoberg Almeida, quando filiado ao partido, recebeu 15.775 votos, 960 a menos que o segundo colocado, o ex-deputado federal Ottaci Nascimento. A meta da federação na capital é de eleger dois vereadores.

“Temos hoje a candidatura própria e também a gente vai lutar para compor uma chapa cheia. Serão 16 candidatos da Rede e oito candidatos do PSOL a vereador. Então, analisando todos esses números a gente quer muito fazer dois vereadores na capital”, avaliou Kléber.

Interior

Além de Boa Vista, a federação prepara candidaturas a prefeito e vereador em outros oito municípios do interior: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Normandia, Uiramutã, Pacaraima, Rorainópolis. A meta é conseguir três prefeituras em todo o estado. Uma delas é Uiramutã, onde a reeleição do atual prefeito,

“Ele foi aprovado agora nas assembleias que o movimento indígena desrespeita muito aquela política de malocão e o que é definido lá a gente segue e a rede é muito disso. Não vamos impor nada da capital pro interior. A gente respeita o que é definido na base e se a base definir o que o senhor Benísio vai pra reeleição a gente respeita essa decisão”, complementou Kléber.

Tuxaua Benisio está a frente de Uiramutã desde 2021, após ter sido eleito em 2020 com 42,49% dos votos. Foram 2.066 votos no total. O candidato derrotou Dedel (PP), que ficou em segundo lugar com 34,43% (1.674 votos). A diferença entre os dois foi de 392 votos.

Em Bonfim, o atual vice-prefeito do município, Mário Nicácio, será o candidato da federação no município. “É uma missão nossa, uma missão da própria ex-deputada Joênia Wapichana, que está a frente da Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas] que tem colocado o nome do Mario Nicácio que é o nosso atual vice-prefeito no município de Bonfim. Ele é um que pensa fora da caixinha e que tem uma preocupação com o movimento, uma preocupação com as comunidades indígenas, e com o escoamento da produção”, acrescenta

Em Pacaraima, ainda há uma indefinição sobre o nome da candidatura no município. “Estamos definindo quem vai ser o cabeça de chato, se vai ser Marcelo Macuxi, né? Pela Rede ou se vai ser Gabriel Peixoto pelo PSOL. Então essa construção de dois indígenas, um já teve mandato, o outro tem experiência também de executivo, né administração na verdade está a frente de uma associação como APTCM que é a associação da terra indígena São Marcos. Essa candidatura é chave por ser uma área fronteira e a gente quer fazer uma gestão em que possamos discutir os problemas das comunidades indígenas e da sede”, finaliza.