A Federação Rede Sustentabilidade/PSOL confirmou, na manhã deste domingo (28), a pré-candidatura à reeleição do prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio, e seu vice Jeremias Lima. A convenção ocorreu na comunidade indígena da Enseada, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município, ao Norte de Roraima.
Mais de 800 correligionários, lideranças indígenas, coordenadores de centros regionais, familiares dos pré-candidatos e moradores da região das Serras lotaram o malocão da comunidade para prestar apoio ao atual prefeito do Uiramutã. Na ocasião também foram apresentados os pré-candidatos a vereadores da Federação.
O vice-prefeito Jeremias Lima disse que é preciso continuar o trabalho porque, segundo ele, há novos projetos do Executivo municipal que precisam ser colocados em prática. “Esperamos novamente a aprovação do povo, pois a luta continua”, ressaltou.
O presidente estadual da Rede Sustentabilidade, Geizel Bento, lembrou da luta das lideranças indígenas passadas que, de acordo com ele, desejavam ver o que hoje todos veem. O partido, observou Geizel, desde sua fundação, há oito anos, continua compromissado com a pluralidade. “Há quatro anos que um indígena (Tuxaua Benísio) vem comandando o município. E isso é uma grande conquista para nós”, frisou.
Geizel finalizou dizendo que é preciso ter um time completo, ou seja, o prefeito precisa ter uma base sólida na Câmara dos Vereadores. “Uiramutã é referência em Roraima, pois os indígenas aqui chegaram (ao poder Executivo) para ficar”. Temos que nos fortalecer cada vez mais politicamente”, observou.
O presidente da Federação Rede Sustentabilidade/Psol, no Uiramutã, Zelandes Alberto Oliveira, lembrou que há quatro anos, os indígenas da região das Serras venceram as “máquinas” do Estado e do município durante as eleições de 2020, por isso, segundo ele, hoje um tuxaua administra a prefeitura. Ele também alegou que Benísio precisa ter base no Legislativo.
O coordenador geral da região das Serras, José Sabino, disse que é preciso alinhar as políticas coletivas e formar bases juvenis e de mulheres. “É preciso que nosso povo assuma a responsabilidade e fique atento às propostas enganosas. Bom lembrar que nossa política é de malocão, portanto deve ser coletiva”, observou.
O pré-candidato à reeleição, Tuxaua Benísio, disse que recebeu propostas tentadoras para trocar de partido, mas não aceitou, segundo ele, por uma questão de ética e de compromisso com seu povo. “Vamos completar quatro anos de trabalho. Não prometemos nada, mas assumimos e fizemos, tudo de acordo com a lei. Com isso, mostramos que somos capazes e estou mais preparado ainda”, finalizou.
Ao final da convenção, o presidente estadual da Rede Sustentabilidade, Geizel Bento, informou que além do Uiramutã, o partido também lançará candidatos à prefeitura dos municípios do Bonfim e Normandia. A Rede, segundo adiantou Geizel, ainda vai fundar diretórios em Rorainópolis e demais municípios ao Sul do Estado.
Rede Sustentabilidade
É um partido político brasileiro liderado por Marina Silva. Com figuras que vão da centro-esquerda à esquerda socialista, o partido se autodefine como “humanista e ambientalista”. Em Roraima, a causa indígena é uma das principais bandeiras de defesa do partido. Uiramutã é o município com o maior percentual de indígenas do país (96,6%), segundo dados do último Censo Demográfico, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).