Política

Fier discute desenvolvimento da indústria hoje pela manhã

Representantes do governo, do segmento empresarial e de instituições, vão discutir alternativas para a indústria

A Federação das Indústrias de Roraima (Fier) reúne hoje pela manhã o segmento industrial, o poder público e instituições para discutir ações e projetos que possam contribuir para o fortalecimento das empresas no Estado. O “Café com a Indústria” será realizado na unidade do Sesi do Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte, na BR-174, zona Sul. A assessoria do Palácio do Governo confirmou a presença da governadora Suely Campos (PP), que fará um balanço do seu governo.
A Fier fará a apresentação das expectativas do setor, tendo como ponto de partida a Carta da Indústria, documento entregue para a governadora durante a campanha eleitoral de 2014 em um encontro promovido pela entidade. No documento, estão contempladas as necessidades e expectativas das empresas em relação à criação de uma política industrial que contemple benefícios fiscais e tributários, agilidade e menos burocracia no licenciamento industrial e melhorias para o distrito industrial, entre outros assuntos.
Na pauta haverá ainda a apresentação dos oito principais pontos defendidos pela Federação das Indústrias: Prioridade para a indústria e incentivo ao seu crescimento com foco estratégico; Expansão da base industrial; Apoio para a inserção no mercado internacional; Incentivo à inovação; Incentivo à gestão sócio-ambientalmente responsável junto às indústrias e nas estruturas do Governo Estadual; Desenvolver ações operacionais estruturantes de curto prazo – com ênfase para a revitalização do Distrito Industrial, modernização das estruturas aduaneiras e de melhorias na malha viária para escoamento da produção, entre outros; Apoiar e desenvolver os segmentos em desenvolvimento e; Sistematizar o relacionamento e a articulação entre os diferentes órgãos públicos para garantir mais agilidade e desburocratização na emissão de licenças, alvarás e declarações.
Entre as propostas que serão apresentadas à governadora Suely Campos estão a de priorizar a indústria e incentivar o crescimento com foco estratégico. “Historicamente, as ações de governo ocorrem de forma isolada, na sua maioria atendendo a demandas pontuais, deixando lacunas de continuidade ou de complementariedade com projetos já existentes ou que precisem ser implementados”, diz um trecho da Carta, a qual a Folha tece acesso. 
O documento diz ainda: “Isto vem ocorrendo por falta de um plano de Estado que defina como o segmento industrial pode ser alavancado e em que patamares, ou seja, faz-se necessário implementar um Política Industrial de Estado com ações de curto, médio e longo prazos, contemplando pacotes de benefícios, setores prioritários, ações de incentivo e projetos estruturantes; criar uma Secretaria de Estado da Indústria para tratar, dentre outras questões, da condução e implementação da Política de Desenvolvimento Industrial para Roraima, da eliminação de entraves ao desenvolvimento e na definição de estratégias de médio e longo prazo, capazes de fomentar o crescimento e a consolidação da atividade industrial”.
GOVERNO – Segundo informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, algumas ações de trabalho voltadas ao Distrito Industrial podem ser observadas na nova gestão, como o início da reformulação das bases legais que regem o FDI (Fundo de Desenvolvimento Industrial) e a intermediação na resolução do problema de fornecimento de matéria-prima, desapropriação de área e implantação do projeto para o setor cerâmico e oleiro que se encontrava na iminência de uma grave crise.
Outro ponto trata de melhorias na infraestrutura do Distrito Industrial, como o levantamento prévio de pavimentação nas ruas e avenidas do local e a abertura e terraplenagem. O objetivo é melhorar o trânsito dos trabalhadores e também do escoamento de produtos do Distrito, conforme o governo. (R.R)