A posse do ex-governador Flamarion Portela (PTC) na Assembleia Legislativa de Roraima foi nesta segunda-feira, às 17h, em sessão informal na sala da presidência. Desde o ano passado ele estava à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) e vai engrossar as fileiras do grupo governista.
“Não quero ter essa rotulação. Estou aqui para contribuir. Tenho muito respeito pelo Legislativo e quero participar dos trabalhos e debates. Me dou bem com todos, quero ouvir e debater o que melhor interessar ao Estado. A gente aprende e ensina e todo dia aprende um pouco mais. O saber se aprende na escola e a sabedoria na vida, já dizia Cora Coralina”, disse.
O ex-governador ocupará todas as funções de seu antecessor, Chicão da Silvera (PP), que assumiu o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nas comissões da ALE.
O ato de posse também contou com a presença dos deputados Jânio Xingu (PSL), Lenir Rodrigues (PPS), Mecias de Jesus (PRB), Brito Bezerra (PP), Gabriel Picanço (PRB), Aurelina Medeiros (PSDB), Angela Águida Portella (PSC), Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Brito Bezerra (PP), George Melo (PSDC), Soldado Sampaio (PCDb), Naldo (PSB) e Joaquim Ruiz (PTN).
“Nós procuramos ter uma boa relação entre os contrários desta Casa. Somos maioria, somos uma Casa democrática e eu quero dizer para o senhor que é com muita satisfação que lhe damos posse nesse momento difícil pelo qual passa o Estado, onde todos os deputados têm grande responsabilidade. Sucesso ao deputado Flamarion”, disse o presidente da ALE, deputado Jalser Renier (SD).
Nos discursos de boas-vindas apenas os deputados da base aliada ao governo quiseram se pronunciar. O deputado Mecias de Jesus (PRB), afirmou que a experiência vai contar muito dentro do parlamento. “Nenhum órgão público deste Estado, nenhuma empresa pode abrir mão da experiência ou da capacidade dele. Em qualquer lugar onde estiver ele estará fazendo o melhor que ele pode da melhor forma que puder. Ele vai contribuir muito para esta Casa legislativa”, disse.
O deputado Brito Bezerra (PP), líder do governo na Assembleia, disse que Flamarion é um estudioso das causas do Estado. “Quero parabenizá-lo pelo trabalho na Secretaria de Infraestrutura e entendo que sua contribuição para o Estado será de grande importância, ainda mais que os outros mandatos”, frisou.
BIOGRAFIA – Portela é cearense e assume pela quarta vez o mandato como deputado estadual. Ele já foi deputado estadual entre os anos de 1995 e 1998. Em 2006 assumiu novamente o cargo de deputado, após a cassação do mandato de Chico das Verduras, saindo do cargo em 2002 quando foi eleito governador de Roraima e sendo reeleito deputado estadual em 2011.
No discurso de posse, o parlamentar disse que pretende trabalhar em conjunto com o Executivo. “Quero aprovar projetos com concretude, solidez e aplicação”, afirmou o parlamentar ao lembrar que o Legislativo deve trabalhar com três pilares. “Aquilo que incomoda a sociedade deve incomodar o parlamento. Aquilo que é reclame popular deve repercutir aqui dentro. É importante que o parlamento tenha sintonia com o povo que é quem coloca o deputado aqui dentro. Aqui todo mundo tem um voto e o voto de um é igual ao de dentro, todos têm voz e vez”.
VACÂNCIA – Ele ocupa a vaga deixada pelo ex-deputado estadual Chicão da Silveira (PP), que deixou o cargo para assumir a presidência do Detran. Silveira também estava ocupando o cargo por vacância, quando o deputado Oleno Matos se licenciou para assumir a Casa Civil.
“Vamos com vontade de trabalhar e para fazer uma diferença, principalmente quando se fala em reduzir os acidentes em Boa Vista. Os malefícios são grandes e vamos implementar as políticas de trânsito para mostrar aos condutores a necessidade de uma direção defensiva em favor da vida”, disse na posse no órgão de trânsito.