O vereador Thiago Coelho Fogaça (PTC) tomou posse, ontem pela manhã, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Boa Vista. Ele assumiu o lugar de Adelino Neto (PSL), que foi afastado do cargo, na semana passada, por uma determinação judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública.
Eleito pela coligação “Boa Vista de todos nós”, que na época envolvia candidatos do PTB, PSL e PSC, Fogaça obteve 1.183 votos e ficou como primeiro suplente do vereador Mauricélio Fernandes e do vereador Adelino Neto. Ele deixou o PSL, se filiou ao PTC e, com isso, mudou o tom de discurso, que passou de oposição ao grupo que elegeu a prefeita Teresa Surita (PMDB) para um tom mais moderado de “aplaudir quando for preciso”.
“Na época, apoiamos o adversário da prefeita Teresa Surita, mas hoje estamos vivendo novos tempos e, nesse momento, temos que aplaudir e, se o povo está gostando, é o povo que decide”, disse. “E política se faz assim, temos que melhorar e ter um bom entendimento junto aos poderes, mas não sentei com ninguém da Prefeitura”.
Ele destacou que sua bandeira de trabalho seria pautada na defesa da garantia dos direitos da criança e do adolescente, pela juventude, pela cultura e esporte, por um modelo de saúde justo e por uma educação mais plena. “Vamos continuar com esse magnífico trabalho que está acontecendo na nossa cidade, mas fui eleito pelo povo de Boa Vista e vou trabalhar pelo povo. Na hora de aplaudir, vamos aplaudir e, na hora de cobrar, vamos cobrar a Prefeitura quando tiver algo de errado”, disse.
Fogaça terá pouco mais de sete meses para cumprir seu mandado na atual legislatura e se disse “triste” pelo fato de estar assumindo a vaga de um vereador que foi afastado por, possivelmente, estar envolvido em corrupção.
“Hoje temos que ser transparente e trabalhar para o povo, e não trabalhar para o bolso, que é o que geralmente acontece. Mas vamos tentar mudar essa realidade nas eleições que se aproximam e peço aos eleitores que verifiquem a vida da pessoa antes de votar, para que assim possamos mudar nosso parlamento. Claro que não se pode fazer mudanças da noite para o dia, mas temos que começar a plantar sementes para colher no futuro e acredito que na política existam pessoas do bem, embora infelizmente entrem também pessoas do mal”, frisou, sem citar nomes.
Presente à sessão, o deputado estadual e irmão do vereador empossado, Dhiego Coelho (PTC), afirmou que muitos desafios estavam sendo iniciados naquele momento e que os anseios da população de um modo geral deveriam ser ouvidos e atendidos pelo novo parlamentar municipal.
“Esse é o momento de retribuir os votos que foram creditados, embora o tempo seja curto, muito pode ser feito em benefício da população”, disse.
Os demais vereadores fizeram o uso da palavra para destacar positivamente a chegada do novo colega, desejando sucesso e se colocando ao dispor para ajudar ante os desafios a serem enfrentados na Casa. (R.R)
Presidente afirma que não há extinção de cargo e PSL acredita em volta de Adelino
O presidente da Câmara de Boa Vista, vereador Edilberto Veras (PSDC), disse que deu posse ao novo vereador, Thiago Fogaça (PTC), em cumprimento à lei e ressaltou que não há extinção nem perda de cargo do vereador Adelino Neto (PSL), mas apenas uma vacância.
“Essa posse é em cumprimento a uma determinação da lei e tivemos que dar posse a esse novo membro. Que ele venha somar conosco nos nossos projetos. Mas que ainda não existe perda de cargo e sim vacância de cargo e caso ele [Adelino] possa reverter o quadro, teremos que dar nova posse ao ex-vereador”, frisou.
Sem afirmar se a presidência da Casa havia recebido comunicado de que o vereador Adelino estaria recorrendo ou não da decisão, Edilberto disse que é comum o parlamentar recorrer nestes casos. “Ele, assim como todos nós parlamentares, sempre recorremos destas decisões. Estamos na Câmara para cumprir a ordem e a lei”, disse à imprensa.
RETORNO – A posse de Thiago Coelho Fogaça, ontem pela manhã, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Boa Vista, não será contestada na Justiça Eleitoral pelo presidente regional do Partido Social Liberal (PSL), deputado Jânio Xingu. Eleito pela coligação “Boa Vista de todos nós”, que na época envolvia candidatos do PTB, PSL e PSC, Fogaça deixou o PSL e ingressou no Partido Trabalhista Cristão (PTC).
No entendimento de Xingu, a vaga de suplente seria do seu partido, porém ele afirmou que a sigla não vai recorrer na Justiça Eleitoral e que está analisando as possibilidades, inclusive a de Adelino Neto voltar ao seu posto na Câmara. “Entendo que a vaga seja do partido, já que, no momento em que o suplente saiu do partido, ele perdeu a origem partidária e o mandato fica com o partido, embora esse questionamento jurídico deva ser feito junto ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral], e como já fui procurado pelo segundo suplente, que também é do partido e que já está recorrendo dessa decisão”, disse, sem citar o nome do filiado.
Ele afirmou ainda que não conversou com o Thiago Fogaça, mas ressaltou que já houve uma conversação com o vereador afastado, Adelino Neto. “Que fique claro que o Adelino Neto não perdeu o cargo de vereador.
Ele foi apenas afastado e a qualquer momento pode haver outro entendimento jurídico e ele pode voltar para o cargo. Isso pode acontecer a qualquer momento”, disse. (R.R)