Política

Gabriel Mota oficializa renúncia ao cargo de vereador para ser deputado

Ele está em Brasília, onde será empossado como deputado federal às 14h, na Câmara dos Deputados, na vaga deixada por Jhonatan de Jesus

O vereador de Boa Vista, Gabriel Mota (Republicanos), de 40 anos, oficializou na manhã desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Boa Vista, o pedido de renúncia ao cargo. Ele está em Brasília, onde será empossado como deputado federal às 14h, na Câmara dos Deputados.

Ele assumirá a vaga de Jhonatan de Jesus, que nessa terça-feira (7) renunciou ao mandato e se desfiliou do partido Republicanos para poder assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Ao povo de Boa Vista, meu muito obrigado pela honra de ter me dado a oportunidade de ter sido por duas vezes vereador da nossa capital. Prometo muito trabalho, dedicação e honestidade agora na Câmara Federal”, afirmou à Folha.

O presidente da Casa, vereador Genilson Costa (Solidariedade), oficializou, durante a sessão desta quarta, a declaração de vacância do cargo. A presidência ainda discute internamente o impasse sobre qual dos dois primeiros suplentes de Mota irá assumir a vaga.

Primeiro suplente do Republicanos nas eleições de 2022, ao receber 6.520 votos, Gabriel Mota estava em seu segundo mandato de vereador ao ser eleito com 2.398 votos, sendo o terceiro mais votado em 2020. Ele também deixa o posto de membro da Comissão de Obras, Urbanização, Transportes, Habitação e Serviços Públicos da Casa.

Em 2012, disputou eleição pela primeira vez para o cargo de vereador, mas acabou como suplente com 1.460 votos. Em 2015, estreou no cargo após ser empossado devido o então vereador Paulo Linhares assumir o cargo de secretário-adjunto de Saúde no Governo Suely. No ano seguinte, não se reelegeu, apesar de ser o terceiro mais votado com 2.884 votos.

*Por Lucas Luckezie