AVALIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Mais de 39% aprovam gestão em Mucajaí

O levantamento se baseia na avaliação dos munícipes sobre a gestão municipal de Eronildes Gonçalves

Mais de 39% aprovam gestão em Mucajaí

A gestão municipal de Mucajaí foi avaliada, por 35% da população, como regular. O dado é referente a avaliação dos municípios de Roraima realizada pelo Inope (Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística) e divulgada nesta quinta-feira (05), em parceria com a FolhaBV.

O levantamento se baseia na avaliação dos munícipes sobre a gestão municipal de Eronildes Gonçalves – Dona Nega (PL), , pensando em obras e serviços públicos que a Prefeitura de Mucajaí oferece à população. A avaliação varia em cinco níveis, indo de “péssima” à “ótima”.

Assim, 35% da população considerou uma gestão regular, 26% boa e 20,95% péssima. Na avaliação por sexo, a população feminina (35,51%) e masculina (34,95%) também seguiram a opinião de uma administração regular.

O levantamento ainda detalha que, por faixa etária, a avaliação foi a mesma: 43,24% dos jovens de 16 a 24 anos afirmaram ser uma gestão regular; assim como 32,26% dos adultos de 25 a 44 anos, 33,33% dos adultos de 45 a 59 anos, e 37,50% dos idosos de 60 anos ou mais.

Conforme o Inope, a pesquisa foi feita neste mês de outubro com uma amostragem de 210 pessoas, proporcional à população do município, tanto da zona urbana quanto rural. O nível de confiança do resultado é de 95%, com margem de erro de 6,7% para mais ou para menos.

Autoavaliação do prefeita

Eronildes foi procurada pela FolhaBV para realizar uma autoavaliação da sua gestão. De acordo com ela, Educação, Saúde e Infraestrutura são as áreas cruciais para os sete anos em que está a frente de Mucajaí, além da Segurança Pública, Esporte e Cultura.

“Destacamos o Centro de Ensino Superior do município que, no dia 29/09, formamos a primeira turma com 108 alunos em Técnico em Agropecuária, e no Ensino Fundamental criamos nossa banda municipal que levou o desfile do sete de setembro em todas as nossas vilas. Na saúde temos 8 médicos que atendem tanto nossa sede, como nossas vilas e ganhamos, em Goiânia, o primeiro lugar a nível nacional como melhor sistema”, afirma a prefeita.

Quanto à infraestrutura, Dona Nega também destacou as obras de pavimentação asfáltica, de mais de R$ 60 milhões, que já iniciaram em Sumaúma, Vila Nova, Apiaú e Tamandaré. Na sede de Mucajaí, tem continuado o projeto de iluminação pública, indo da beira do rio até depois do Cemitério.

“Não esquecendo da agricultura familiar que já está em colheita do feijão caupi, atendendo mais 60 famílias e acompanhamento no arado, correção do solo e plantio. Outro projeto que estamos iniciando é do plantio da melancia com irrigação todo com recursos de emenda do deputado Édio Lopes”, aponta. E ainda completa informando que, “a Guarda Municipal equipamos com frota nova e aumentamos seus salários que estava defasado. Estamos aguardando o aceite da emenda para licitação do novo prédio e novo concurso, pois o quadro está reduzido devido saída de vários para a Polícia Militar. Além de disso nossa folha de pagamento está em dia”.