Política

Governador participa de audiência com ministros em Brasília

A audiência debateu entre outras coisas as ações para as comunidades indígenas de Roraima

O Governador Antonio Denarium viajou para Brasília em voo comercial para participar do encontro de governadores do Consórcio dos estados da Amazônia e da reunião do fórum de Governadores do Brasil com o presidente da república, Lula Inácio Lula da Silva.

Além da agenda oficial, Denarium já participou logo após a chegada de audiências em ministérios federais.


audiência no Ministério do Desenvolvimento  Regional  com os ministros Waldez Goes, Ministro da Integração Nacional, Jader Barbalho, Ministro das Cidades,  Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Ministro da Família e Combate à Fome do Brasil.

A primeira audiência foi no Ministério do Desenvolvimento  Regional  com os ministros Waldez Goes, Ministro da Integração Nacional, Jader Barbalho, Ministro das Cidades,  Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Ministro da Família e Combate à Fome do Brasil. 

“Foram discutidos os projetos essenciais para o Estado, bem como questões relacionadas a problemática dos indígenas, em especial o momento vivido pelos yanomami.  Aproveitei para fazer um breve relato para os ministros sobre as ações que implantamos e que melhorou a qualidade de vida da nossa população nos últimos 4 anos, como também as ações específicas para as comunidades indígenas, como a agricultura familiar indígena, projeto de criação de animais, segurança alimentar por meio do cesta da família, entre outros programas”

Relações Federativas 


Reunião com Ministro Jader Barbalho e o senador Hiran Gonçalves

Denarium também participou de encontro com André Ceciliano, secretário do Governo Federal de Relações Federativas, que ficou com o papel de aproximação e identificação das demandas de cada Estado.

Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, também participou da reunião e reafirmou o posicionamento de parceria entre o Governo Federal e o Governo de Roraima.

“Fomos muito bem recebidos por Alexandre Padilha e André que se colocaram à  disposição para ser um parceiro do estado junto ao Governo Federal.  Falamos sobre nossas necessidades, enfatizando demandas como o reembolso dos investimentos feitos pelo governo do estado com os venezuelanos; Prioridades para o estado como recuperação da BR-174 de Manaus – Boa Vista – Pacaraima; Aproximação entre o Brasil e os países vizinhos para ampliação das relações comerciais, e sem esquecer os povos originários e o atendimento que precisam do governo federal”

Sobre a situação dos Yanomamis, Denarium afirmou que é contrário à qualquer atividade de garimpo em área indígena.

“Essa questão de saúde do povo Yanomami já se arrasta por mais de 30 anos e passou por diversas gestões estaduais e federais. No nosso governo não nos esquivamos de nossas responsabilidades e pautamos nossas ações na legalidade  e defendemos que tudo se resolva no campo do diálogo e da parceria entre os governos”