O governador Antonio Denarium (Progressistas) decidiu exonerar, nesta semana, a presidente do Iper (Instituto de Previdência de Roraima), Cinara de Castro Machado Pontes, após se reunir a portas fechadas com a atual gestora do órgão.
A informação foi revelada pelo site Política Macuxi e confirmada pela Folha com uma fonte. O encontro foi motivado pela demissão da filha do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), Henrique Machado, ocorrida logo após a eleição suplementar para prefeito de Alto Alegre. Lá, o grupo político liderado pelo ex-prefeito Pedro Henrique Machado, filho do conselheiro, se opôs à campanha de Wagner Nunes (Republicanos), prefeito eleito com apoio do grupo do governador.
A versão a ser apresentada sobre a saída de Cinara Machado é que ela, ao saber da movimentação para a própria demissão, teria decidido pedir para sair alegando motivos pessoais. A vice-presidente do Iper, Adriana Siqueira Mello Padilha, assumirá o órgão interinamente. Procurado, o Governo de Roraima ainda não comentou o assunto.
Substituto
A Folha apurou que, possivelmente, o substituto de Cinara será o atual diretor de administração e finanças do Iper, Rafael David Aires Alencar. Com perfil técnico, ele se enquadra na sugestão do ex-presidente do órgão, o deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD), aliado do governador.
Graduado em Administração e pós-graduado em Planejamento Empresarial e Finanças, Alencar foi vice-presidente do instituto, onde já ocupou o cargo de diretor de investimento e arrecadação. No Banco do Brasil, foi gerente de contas (2003 a 2008) e gerente administrativo (2008 e 2009). Também foi empreendedor franqueado da Oi (2009 a 2018). Tem experiência em rotinas administrativas e financeiras, equipe, recursos humanos e serviços terceirizados e relação institucional com autarquias e empresas multinacionais.