Política

Governadora anuncia mais mudanças no secretariado remanejando gestores

As novas mudanças na equipe de governo desta vez não foram tão prestigiadas, o que indica descontentamentos com a decisão

Poucas horas depois da posse do deputado licenciado Oleno Matos (PDT) como chefe da Casa Civil, a governadora Suely Campos (PP) anunciou mais mudanças em sua equipe e deu posse a novos gestores da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos na manhã de ontem, 03. Diferente da tarde de terça-feira, o evento de ontem não foi tão prestigiado. Poucos deputados estaduais e secretários compareceram. Até o número de familiares era pequeno em comparação à posse de Oleno Matos.

A posse dos novos secretários foi uma dança das cadeiras: o médico endocrinologista César Ferreira Penna, que era adjunto da Secretaria de Saúde (Sesau), assumiu a titularidade da pasta no lugar do também médico Kalil Coelho; a professora Selma Mulinari, que foi secretária de Educação até novembro do ano passado, volta ao governo como secretária de Cultura (Secult), no lugar de José Alcione Almeida Júnior, empossado no final do ano passado.

Durou pouco também a passagem do jornalista Ivo Gallindo pela presidência da Rádio Roraima. Ele, que tinha assumido o cargo em novembro do ano passado, deu lugar ao também jornalista José Raimundo Rodrigues, o JR Rodrigues, que até então era diretor administrativo da empresa, vaga que será ocupada por Gallindo.

Outro remanejamento ocorreu na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Saiu o adjunto Antônio Cabral para dar lugar ao engenheiro agrônomo concursado Francisco Wolney Costa da Silva, que respondia pela diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da pasta.

A Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) tem novo presidente: Cícero Batista. Rafael Alves, que era até então presidente da Codesaima, foi nomeado como adjunto da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad), no lugar de Hamilton Cavalcante.

Em seu discurso, a governadora Suely Campos afirmou que as mudanças eram necessárias. “Fizemos esses deslocamentos em tom de aperfeiçoamento para melhoria do desempenho da máquina para execução das políticas de governo”, disse, agradecendo aos gestores substituídos. “Grande parte assumiu no início de 2015, um momento de extrema dificuldade pela qual passamos, e eles tiveram que dar um rumo as suas pastas”.

Direcionando as palavras ao novo secretário de Saúde, César Penna, a governadora reafirmou que ainda há uma defasagem no número de leitos. “E isso só vai ser resolvido quando os novos hospitais [das Clínicas e reforma do Hospital Geral de Roraima] tiverem prontos. Antes disso, temos que tocar a saúde do jeito que está. Temos que ver a saúde no cidadão que foi ao hospital, doente, fragilizado, sensível. Seu desafio, César, é tratar a saúde no detalhe de cada cidadão que busca a sobrevida”, afirmou.

César Penna concordou, dizendo que a Sesau é a pasta mais complexa do Governo do Estado. “Eu assumo a Secretaria de Saúde bem melhor do que quando o Kalil [Coelho] a recebeu, em janeiro do ano passado. Minha meta é deixar a pasta mais transparente para que o cidadão saiba o que está acontecendo”, frisou.

DISCURSOS – Fora Rafael Alves, os demais empossados fizeram discursos. Francisco Wolney, o primeiro a falar, comentou que, antes de Suely Campos, o sentimento na Seapa era de desmotivação. “Os servidores estavam desmotivados e os produtores rurais não acreditavam no nosso trabalho. Hoje, temos orgulho de ser, junto do Acre, os únicos estados a terem PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações] da área tecnológica”, afirmou, lembrando que assume o cargo num momento de forte estiagem pela qual Roraima passa.

JR Rodrigues foi sucinto. “Temos que tentar superar os obstáculos que a crise econômica nos impõe e recuperar a Rádio, que em 2017 completará 60 anos de existência, sendo patrimônio material e memorial de Roraima”, disse. Também citando a crise financeira, Cícero Batista afirmou que irá trabalhar para o desenvolvimento do Estado.

Visivelmente emocionada, Selma Mulinari disse que era um prazer estar de volta ao governo. “Eu queria continuar como professora e dona de casa até a tarde de terça-feira. Mas aceitei esse novo desafio. A Educação era a minha casa. E, na Cultura, não é diferente. Estou voltando para casa”, frisou. (V.V)

Kardec sai da Sefaz, Castilho deixa o Detran e Danielle assume Representação

As mudanças foram além das anunciadas pela governadora Suely Campos (PP), ontem pela manhã, no Palácio Senador Hélio Campos. Kardec Jakson Santos deixou a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e, em seu lugar, assumiu o adjunto Shiska Palamitshchece. Procurado pela Folha, Kardec não quis se manifestar.

E durou pouco a passagem de Luiz Eduardo Silva de Castilho pela presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Longe dos olhares da imprensa, a exoneração de Castilho foi publicada apenas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 1º de fevereiro, disponível desde ontem no site da Imprensa Oficial.

Quem assume a vaga é a então diretora de Administração e Finanças do Detran, Djenane de Lemos Medeiros. O cargo dela será ocupado por Castilho. Esta é a segunda vez que Djenane assume a presidência do departamento. A primeira foi após a saída de Juscelino Pereira do cargo, em outubro do ano passado, antes de Castilho assumir.

O destino de Danielle Campos também não foi informado publicamente. Ela, que deixou a Casa Civil, foi nomeada ontem para assumir a Representação do Governo de Roraima em Brasília, no lugar do ex-senador Mozarildo Cavalcanti, de destino incerto no governo. “Mozarildo Cavalcanti continuará caminhando junto ao governo. Porém, estará se dedicando aos trabalhos do seu partido [PTB] e ao fortalecimento da sigla no Estado”, informou o governo.

Em nota, o Governo do Estado se limitou a informar que todas as mudanças são “ajustes administrativos de rotina”. (V.V)