Política

Governadora exonera reitora da Univirr e nomeia o novo titular

Exoneração ocorreu depois que Assembleia Legislativa comunicou ao governo o afastamento da reitora e a nulidade de seus atos

A governadora Suely Campos (PP) exonerou do cargo de reitora da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) a professora Júlia América Vieira Campos. Para o cargo, foi nomeada Lysne Nôzenir de Lima Lira. O decreto nº 310-P foi publicado no Diário Oficial do Estado de 26 de fevereiro de 2015.
A exoneração obedece ao artigo 33 da Constituição Estadual, que considera afastados os gestores da Administração Indireta do Governo do Estado e seus atos nulos, caso os nomes não sejam encaminhados para apreciação e votação pela Assembleia Legislativa nos 30 dias seguintes à nomeação.
Durante sessão ordinária realizada na quarta-feira, 25, na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), afirmou que o Governo do Estado não encaminhou o nome de Júlia América para apreciação dos parlamentares.
O 1º vice-presidente da ALE, deputado Coronel Chagas (PRTB), explicou que quando estava respondendo pela presidência da Casa enviou documento ao Governo do Estado informando que não tinha recebido o nome da reitora da Univirr. “Pelo entendimento do Governo do Estado, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, os nomes dos reitores não foram encaminhados porque os órgãos em questão são de direito privado. Por isso, não precisariam passar por apreciação do plenário. Porém, nós entendemos que este entendimento está absolutamente incorreto, pois as universidades são de direito público”, afirmou durante a sessão.
O afastamento dos gestores da Administração Indireta que não tiveram os nomes encaminhados para apreciação dos parlamentares estaduais foi discutido durante a sessão de quarta-feira na Assembleia Legislativa. Além do afastamento da reitora da Univirr, o presidente da Casa comunicou ao Governo do Estado o afastamento do diretor-presidente da Rádio Roraima, Jadir Correia da Costa, pois o Executivo mandou o nome dele fora do prazo de 30 dias.
CURRÍCULO – Lysne Nôzenir de Lima Lira é professora da rede da estadual de Ensino e autora de artigos direcionados à violação de direitos de crianças e adolescentes. Lysne estava respondendo pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Universidade Virtual.
GOVERNO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado para saber se a exoneração atendia ao artigo 33 da Constituição Estadual e o porquê de o diretor-presidente da Rádio Roraima não ter sido exonerado também.  Até o fechamento desta matéria,  às 20h, a Secom não havia enviado resposta.