Política

Governadora faz mudança na Secretaria de Segurança Pública e Delegacia-Geral

O novo titular da Secretaria Estadual de Segurança é um coronel da Polícia Militar, que prometeu melhorar a estrutura das delegacias

A governadora Suely Campos (PP) empossou, na manhã desta quarta-feira, 23, os novos titulares e adjuntos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e Delegacia-Geral da Polícia Civil. A mudança surge em meio ao caos no sistema prisional, que tem registrado fugas em massa de presos, e assaltos constantes principalmente nos bairros mais afastados do Centro.

Desde ontem, a Sesp tem como titular o coronel da Polícia Militar, Paulo César Silva Costa, que assumiu a pasta no lugar de João Batista Campelo, que não compareceu para fazer a transmissão do cargo. Além disso, Haydèe Magalhães foi nomeada adjunta da pasta. Ela era delegada-geral, cargo este assumido pelo também delegado Uziel de Castro. Débora Alves Monteiro da Cruz foi empossada como adjunta da Delegacia-Geral.

A cerimônia, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, reuniu várias autoridades da área de segurança do Estado. Em seu discurso, a governadora anunciou investimentos no setor e afirmou que em seis meses todas as delegacias de Roraima estarão reestruturadas. Disse ainda que a mudança tem o propósito de unir esforços e motivar a equipe da segurança no Estado.

“Qual imagem das nossas delegacias vem a sua cabeça? Não é uma imagem boa. Falta estrutura, os carros estão velhos, entre outras coisas. E hoje, nesse momento em que mudamos as peças do tabuleiro, eu quero me comprometer que, a partir de agora, estarei muito perto de viabilizar toda essa estrutura. Quero chegar daqui a seis meses e encontrar nossas delegacias totalmente estruturadas”, frisou.

SECRETÁRIO – Conforme o novo secretário de Segurança, coronel Paulo César Costa, será feito um diagnóstico da criminalidade no Estado. Ele ressaltou que o sistema atual de gestão não muda, mas será aberto um “novo canal de comunicação” para que a polícia trabalhe em conjunto para proteção da população. “Identificaremos as prioridades e priorizaremos o fortalecimento da integração entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública. O objetivo é achar novas soluções para velhos problemas”.

Segundo ele, a segurança não pode ser resumida a ações de polícia, mas também na manutenção da sensação de tranquilidade que a sociedade “merece e vem cobrando das autoridades”. “O primeiro passo é melhorar as estruturas das unidades, o que vai motivar os policiais para que atuem com garra na manutenção da segurança em Roraima. Depois vamos buscar equipar a polícia com armas, instrumentos básicos na execução desse serviço. E, para isso, vamos pedir apoio dos nossos parlamentares na aquisição de recursos”, disse Uziel. (JL)