Política

Governadora recebe lista tríplice da Defensoria Pública

Defensores Stélio Dener, Natanael Ferreira e Jaime Brasil Filho foram os mais votados

A lista tríplice com os nomes dos eleitos para assumir a Defensoria Pública do Estado de Roraima será entregue, nesta quinta-feira, 29, à governadora Suely Campos (PP/RR).

Os defensores Stélio Dener de Sousa Cruz (40 votos), Natanael de Lima Ferreira (30 votos) e Jaime Brasil Filho (26 votos) foram os mais votados. A lista será entregue  a governadora que terá um prazo para escolher quem vai comandar os rumos da defensoria pública até 2020. A votação teve a participação de 46 membros da Defensoria Pública.

O escolhido ainda terá que passar por uma sabatina na Assembleia Legislativa. Ele ocupará a cadeira nos próximos dois anos a partir de janeiro de 2019.

MAIS VOTADO – O candidato mais votado foi o roraimense Stélio Dener de Souza Cruz que é formado em Direito pela Universidade Federal de Roraima. Ele ingressou na Defensoria Pública do Estado de Roraima em 31 de julho de 2004, após aprovação no concurso público de 2002. Inicialmente atuou junto às comarcas de Rorainópolis e São Luiz.

Presidiu a Associação dos Defensores Público do Estado de Roraima (ADPER) de 2005 a 2007 e também exerceu dois mandatos de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), tendo sido vice-presidente e, se for escolhido, terá seu segundo mandato no cargo de defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Roraima.

“Nós temos grandes projetos, pois estamos crescendo e precisamos crescer mais ainda, para oferecer o melhor atendimento possível a todas as pessoas que precisam de assistência jurídica gratuita. Queremos levar todos esses atendimentos em todas as regiões do Estado através de escritórios modelos nos municípios, fazendo com que a defensoria esteja mais presente naquelas localidades de difícil acesso para que a população carente e com dificuldade de chegar à capital, ou nas comarcas do interior, possa ter o atendimento da defensoria pública”.

Outro grande desafio destacado por Denner é em relação à realização de concurso público. “Dezoito anos atrás foi previsto que eram necessários 45 novos defensores públicos em todo Estado e hoje nós temos um quadro de 44 defensores. Ou seja, o nosso quadro está muito defasado levando em consideração que a lei de criação da defensoria foi criada em 2000. Por isso a gente pensa em 2019 realizar o concurso público para Defensor Público do Estado de Roraima”.

SUBDEFENSOR – Após o resultado da votação e respeitando o prazo legal, a atual defensora pública-geral escolherá também o subdefensor público-geral eleito dentre a Lista Tríplice. Foram escolhidos os defensores Oleno Matos, Natanael Lima e Francisco Francelino de Souza, e os nomes irão para apreciação.