Política

Governadora veta projeto que criava dia da consciência negra

Conforme a mensagem governamental, o projeto possui vício de inconstitucionalidade formal

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, de segunda-feira (11), o veto total pela governadora Suley Campos ao projeto de lei 081/2015 que havia criado o Dia Estadual da Consciência Negra. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa, no mês de dezembro, em uma sessão extraordinária marcada para limpar a pauta de votação da Casa antes de fechar o ano de 2015.

Conforme a mensagem governamental, o projeto possui vício de inconstitucionalidade formal. Ainda de acordo com o veto, a iniciativa por parte do Legislativo violaria a “competência privada da União em legislar sobre feriados civis, de modo que a aprovação do projeto de lei se faz inconstitucional, por estar violando a Constituição Federal”.

“Em regra, os membros da Assembleia Legislativa podem legislar sobre todos os assuntos de interesse  do  Estado  (artigo  41,  caput,  da  Constituição  Estadual),  mas  há  certos  temas  cuja disciplina normativa é de competência exclusiva da União, visto que, a matéria já se encontra disciplinada no artigo 1º, da Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995. Desta forma, o feriado instituído neste projeto é de caráter civil, só podendo ser declarado por lei federal”, explica a governadora.

A mensagem governamental deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa para que os deputados analisem o veto para derrubar ou mantê-lo.