Política

Governadores vão criar consórcio de desenvolvimento sustentável

Objetivo do consórcio é elaborar projetos e buscar recursos para desenvolver a Amazônia Legal e defender os interesses dos estados

Reunidos em Macapá (AP), governadores dos nove estados da Amazônia Legal discutem hoje, 27, a criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável. O anúncio foi antecipado pela governadora Suely Campos (PP), que está participando do encontro que vai discutir temas comuns aos estados da região.

O Consórcio consiste em uma autarquia com o objetivo de elaborar projetos e buscar recursos para desenvolver a Amazônia Legal e também defender os interesses dos estados que compõem a região.  O protocolo de intenções, a primeira fase para efetivação do consórcio, deverá ser assinado hoje, assim como a Carta do Amapá, que contemplará as propostas de desenvolvimento sustentável defendidas pelos governadores e que será enviada para o Governo Federal.

Os termos da carta estão sendo debatidos desde ontem pelos secretários e gestoras dos estados da Amazônia Legal. Os técnicos começaram a formatar uma agenda conjunta de compromissos para melhorar os indicadores nas áreas da Assistência Social, Saúde, Educação, Proteção à Criança e ao Adolescente, Meio Ambiente e Segurança Pública.

A pauta específica de segurança pública pela primeira vez entrará no foco das discussões do Fórum. Os principais assuntos do setor a serem debatidos são: sistema prisional, crime organizado, segurança nas fronteiras e segurança fluvial.

Para a governadora Suely Campos, o Fórum é a oportunidade de discutir problemas e buscar soluções conjuntas para os estados. “Este Fórum nos une e, além das questões tratadas, que são de suma importância, também há uma troca de experiências, pois nossas realidades são parecidas”, destacou.

A governadora tem um perfil com dados aprofundados sobre Roraima, no que diz respeito à educação, saúde, segurança pública, fiscalização nas fronteiras, turismo, serviços e desenvolvimento. A partir dessas informações, comuns a todos estados, todos os governadores debaterão as soluções e avanços.

PRÉVIA – Na primeira atividade da programação, na quinta-feira, 26, Roraima participou com representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Femarh), Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).