Política

Governo afirma que dará explicações sobre processo de repatriamento

O Itamaraty também foi procurado pela reportagem, e informou que não vai se pronunciar sobre o acordo firmado entre Suely Campos e Nicolás Maduro

Em face do questionamento feito pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF) sobre o acordo de repatriamento de imigrantes venezuelanos, o Governo do Estado confirmou que fará ainda esta semana a formalização das explicações sobre a medida firmado na quinta-feira passada, 20, em reunião com presidente Nicolás Maduro.

“A Secretaria de Comunicação Social informa que o Governo do Estado de Roraima vai formalizar resposta ao Ministério Público Federal dentro do prazo legal preconizado pelo MPF”, destacou, em nota.

No ofício endereçado a governadora Suely Campos (PP), o órgão questiona a existência de formalização de acordo, bem como se a União foi comunicada sobre a medida, visto que a crise humanitária na Venezuela é reconhecida por meio de decreto federal (Decreto 9.285/18).

Sobre isso, a reportagem entrou em contato com o Ministério da Relações Exteriores, que informou, por meio de nota, que não se pronunciará sobre o assunto.

O acordo de repatriamento firmado entre os governos de Roraima e da Venezuela prevê o retorno de imigrantes ao país vizinho de forma voluntária.  A Administração Estadual já teria, inclusive, uma lista com cerca de 100 interessados no processo, que deverá ser supervisionado pelo consulado venezuelano.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.