Após novo pedido do Governo, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, prorrogou mais uma vez a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em Roraima. Com a extensão do período por mais 120 dias, a atuação dos agentes acontece até 17 de fevereiro de 2020, completando dois anos de em atuação no Estado.
A primeira vez que os agentes desembarcaram aqui foi em janeiro de 2017, ainda na época da gestão da ex-governadora Suely Campos (PP), em razão do massacre com 33 mortes ocorrido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC).
Sobre o novo pedido, a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado informou que a solicitação para prorrogação da Força Nacional é decorrente do quadro de instabilidade na Segurança Pública, que se agravou desde 2015.
“A atuação da FN é necessária, e vai continuar nas atividades e serviços de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em apoio aos órgãos de segurança pública estaduais”, explica.
O Governo reforçou que tem buscado fortalecer a segurança pública no Estado, com a realização de concursos públicos, retomada de obras paradas e compra de equipamentos, segundo o Poder Executivo, a fim de diminuir os índices de crimes.
“A permanência será por mais 120 dias a contar de 21 de outubro de 2019 a 17 de fevereiro de 2020. O prazo pode ser novamente prorrogado, se necessário for”, diz trecho da nota.
ATUAÇÃO – Segundo a publicação no DOU, a Força Nacional é autorizada a dar apoio aos órgãos de segurança pública no Estado e atuar nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. (P.C.)