Política

Governo decreta situação de emergência em três municípios

Decreto será anexado ao pedido feito ao Governo Federal no dia 18 de julho, que solicita o envio de 2 mil kits de alimentação para atender desabrigados

A governadora Suely Campos assinou ontem, dia 26, decreto de situação de emergência nos municípios de Caracaraí, Pacaraima e Uiramutã por conta dos impactos causados pelo inverno rigoroso deste ano. O decreto será enviado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com a solicitação de auxílio a Roraima, que no dia 18 de julho recebeu um pedido de apoio do Governo do Estado solicitando dois mil kits de alimentação para atender os desabrigados. 

No momento, os municípios de Caracaraí, Pacaraima e Uiramutã são os mais afetados pelo rigoroso período chuvoso. “Nós não podemos deixar essas pessoas desassistidas. Vamos auxiliar a população que vive nessas localidades nesse período de dificuldade criando ações para amenizar o sofrimento e garantir a segurança”, assegurou a governadora.

O decreto considerou o volume de chuvas no período que compreende os meses de abril a setembro, inclusive que no mês de maio houve intensa precipitação quando choveu aproximadamente 140mm a mais que o previsto. Também foi considerada a probabilidade da exposição da população a doenças decorrentes da contaminação por contato com as águas como leptospirose, hepatite A, febre tifoide, micoses e viroses. As precipitações também facilitam a proliferação de vetores (agentes transmissores) de doenças, tais como o Aedes aegypti.

KITS DE ALIMENTAÇÃO – O Governo do Estado solicitou dois mil kits de alimentação ao Governo Federal para minimizar a situação das famílias afetadas pelas chuvas em mais de 14 localidades. Parte delas perdeu a produção devido às cheias dos rios.

“Continuamos em alerta nesse período, em função das chuvas que estão ocorrendo até que possamos ter certeza de um período de normalidade. A Defesa Civil está trabalhando para evitar isolamento de comunidades e famílias. O Estado está fazendo a sua parte”, declarou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Doriedson Ribeiro.

COMPARATIVO – Segundo o Boletim Hidroclimático da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a média histórica durante o período chuvoso em Boa Vista é 1408,2mm. Até o momento, em 2018, o acumulado de precipitação desse mesmo período é de 1139,9mm. Em 2017, choveu 1277,9mm durante todo o período.

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de precipitação acima da normal para o trimestre de junho, julho e agosto. Os níveis dos recursos hídricos em Roraima estão bastante elevados, tomando como parâmetro o Rio Branco, principal afluente, que atingiu no dia 3 de julho a cota de 7,85m na Capital e 9,21m em Caracaraí.